O vice-governador Orlando Pessutti abriu, nesta segunda-feira (16), o 1º Encontro Estadual das Unidades Regionais do Programa Leite das Crianças, que prossegue até esta terça-feira (17), no Canal da Música, em Curitiba. Servidores envolvidos no programa discutem a atualização de normas e ações, que serão implementadas em 2009.
Pessuti avaliou que, apesar de ser modelo no País, o programa pode avançar mais. "Além de reduzir substancialmente a deficiência nutricional de crianças e gestantes, o programa envolve cinco Secretarias estaduais e movimenta segmentos desde a produção do leite", explicou.
O Programa Leite das Crianças, do Governo do Paraná, já atendeu, desde a sua criação, em 2003, mais de 830 mil crianças. Já foram investidos no projeto R$ 270 milhões e a meta para este ano é investir R$ 90 milhões. Diariamente, são fornecidos 163 mil litros de leite, enriquecido com vitaminas A, D e ferro, para crianças com até três anos de idade. O programa é coordenado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, com a parceria das Secretarias do Planejamento e Coordenação Geral, da Educação, da Saúde, do Trabalho, Emprego e Promoção Sociao, além do Ipardes.
O vice-governador lembrou que o Leite das Crianças surgiu muito antes de 2003, quando, no seu primeiro mandato, o governador Roberto Requião, implementou o projeto de distribuição de novilhas no Estado. "Naquela época, já se pensava em desenvolver uma cadeia que pudesse elevar a renda das famílias mais pobres. Em 2003, quando foi implantado, o programa começou a transformar a pecuária leiteira do Estado e também contribuiu para que a qualidade do leite fosse melhorada", lembrou Pessuti.
Hoje, o Leite das Crianças se tornou referência nacional e, seguidamente, autoridades de outros Estados vem ao Paraná para conhecer o seu funcionamento. Pessuti espera que o projeto se torne política pública do Estado, para não morrer no próximo governo. "A exemplo do Programa do Leite, espero que outros programas, como o Luz Fraterna, Fundo de Aval, Trator Solidário e Irrigação Noturna, entre outros, se tornem polícias públicas", disse.
O diretor-geral da Secretaria do Planejamento, José Augusto Zaniratti, comentou o Leite das Crianças é um dos mais importantes programas sociais e econômicos do País, já que atende a milhares de crianças em todos os municípios e melhora a renda de agricultores. "O encontro vai servir para aperfeiçoar o programa, que até hoje não apresentou qualquer problema. Apesar de ser modelo, o governo não está parado e quer aperfeiçoar as ações ainda mais, desde a aquisição do produto até a entrega", disse.
As informações são da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do PR), adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
PR: Programa Leite das Crianças terá atualizações
O vice-governador Orlando Pessutti abriu, nesta segunda-feira (16), o 1º Encontro Estadual das Unidades Regionais do Programa Leite das Crianças, que prossegue até esta terça-feira (17), no Canal da Música, em Curitiba. Servidores envolvidos no programa discutem a atualização de normas e ações, que serão implementadas em 2009.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.