ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Plantio de soja evolui e atinge média histórica

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/10/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

O tempo seco em setembro dificultou o início do plantio da atual safra de grãos de verão e chegou a gerar preocupação aos produtores sobre a janela ideal de trabalho para o cultivo de milho de inverno do ano que vem. Mas 'São Pedro ajudou' e, após um período chuvoso no Centro-Sul na semana passada, a semeadura de soja evoluiu e chegou à média histórica no Brasil. 

Plantio de soja evolui e atinge média histórica

Conforme a AgRural, 21% da área plantada de soja estimada para este ciclo 2019/20 (36,5 milhões de hectares) foi semeada até o dia 17 de outubro, em linha com a média dos últimos cinco anos. Uma semana antes, eram 11%, o que significava que os trabalhos estavam atrasados. Nos cálculos da consultoria Safras & Mercado, o ritmo já superou à média para o período, de 18,2%, e o percentual atingiu 19,5% da área total projetada (36,9 milhões de hectares).

Apesar de as estimativas de área das duas consultorias serem levemente diferentes, ambas preveem aumento de 1,5% em relação à temporada 2018/19. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a semeadura de soja se espalhará por 36,6 milhões de hectares em 2019/20, 1,9% mais que em 2018/19, e a colheita somará 120,4 milhões de toneladas, um aumento de 4,7% ante ao ciclo anterior.

Embora tenha chegado à média dos últimos cinco anos, o ritmo na safra atual permanece abaixo do observado na temporada passada, o mais acelerado já registrado. Segundo a AgRural, nesta época de 2018 a semeadura já havia alcançado 34% da área prevista, e de acordo com a Safras o percentual estava em 27,5%.

As duas consultorias apontaram que a evolução observada foi puxada por Mato Grosso, que lidera a produção de grãos do país e onde metade da área de soja em 2019/20 foi semeada até quinta-feira. “Embora as chuvas ainda estejam irregulares em alguns pontos do Estado, volumes e cobertura melhoraram na primeira quinzena de outubro, permitindo que os produtores superassem o atraso inicial observado em setembro”, diz nota da AgRural.

Na última sexta-feira, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea/Famato) informou que o plantio de soja no Estado havia alcançado 41,8% da área esperada - avanço de 23 pontos percentuais em uma semana, mas ainda um atraso de 9,2 pontos ante o mesmo período do ciclo passado. Também houve avanço no Paraná, segundo maior Estado produtor de grãos, mas o plantio segue atrasado porque o clima permanece seco. Até quinta-feira passada (17/10), 33% da área paranaense de soja foi semeada, o índice mais baixo para esta época desde o ciclo 2011/12, segundo a AgRural.

“Não bastasse o atraso, parte dos produtores do oeste do Estado vai precisar replantar”, informa a consultoria. “Se as chuvas não melhorarem na segunda quinzena de outubro, o plantio da segunda safra de milho deverá enfrentar problemas em 2020, já que a janela ideal no oeste paranaense se fecha em meados do mês de fevereiro”.

Dos EUA à China

A China ofereceu para empresas locais e multinacionais cotas livres de tarifa para a importação de 10 milhões de toneladas de soja dos EUA, disseram duas fontes à agência Reuters. A informação confirma o que disse ao Valor o consultor Steve Cachia. A cota foi definida em um encontro promovido pela agência chinesa de planejamento, que veio após o presidente americano, Donald Trump ter afirmado que a China concordou em comprar até US$ 50 bilhões em produtos agrícolas dos EUA.

As informações são do jornal Valor Econômico. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures