ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa: tecnologia da indústria de mineração, raio x controla níveis de sódio em queijos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/09/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Pesquisadores do Centro para Pesquisas em Lácteos da Universidade de Wisconsin, Madison, nos Estados Unidos, desenvolveram um método de detecção direta e rápida do sódio em queijos. O método permitirá que os fabricantes de queijos ajustem os níveis de sódio durante o processo de fabricação usando Espectroscopia de fluorescência de raios-x (XRF).

raio x - mineração - sódio - queijos

O método padrão para medir o sódio no queijo - o método Volhard - mede indiretamente o sódio por meio da análise do cloreto, assumindo que todo cloreto presente nas amostras de queijos vem do cloreto de sódio. De acordo com o estudo, isso superestima a quantidade de sódio presente nos queijos, quando substitutos de sódio são usados.

Medidas diretas do teor de sódio nos alimentos são comumente feitas usando espectroscopia de absorção atômica; entretanto, essa técnica é cara, trabalhosa e requer um complexo preparo das amostras de forma que, frequentemente, leva dias para se obter resultados.

“A questão é que havia uma variabilidade significativa no sódio na fabricação de queijos que realmente mostrou a necessidade de resolver isso”, disse o vice-presidente para pesquisas de produtos do Dairy Management Inc., Bill Graves. “A principal coisa é que se você der aos fabricantes de queijos uma ferramenta para medir diretamente e rapidamente em tempo real, então, eles podem fazer mudanças durante o processo de fabricação”.

A XRF, uma técnica de análise mineral usada na indústria de mineração, mostrou ser um método rápido e confiável para a determinação rotineira do sódio em queijos naturais. Além de acelerar a transmissão dos resultados aos cientistas, a fluorescência de raios x também é precisa, não destrutiva e um potencial método alternativo para determinação direta do sódio em alimentos, disse o estudo. A tecnologia XRF também tem capacidade de medir e controlar a quantidade de outros minerais, com o cálcio, disse Graves.

Para testar de forma precisa a eficácia e a precisão do XRF na detecção dos níveis de sódio, uma ampla gama de concentrações de sódio foi preparada usando queijos naturais, incluindo cheddar, gouda, muçarela e queijos sem gordura. O queijo foi ralado e diferentes quantidades de cloreto de sódio foram colocadas nos queijos - que foram armazenados por uma semana a 4ºC para permitir o equilíbrio do sódio.

Embora o método XRF tenha sido bem sucedido em medir de forma precisa e controlar os níveis de sódio em queijos naturais, o estudo mostrou que o XRF pode não ser facilmente usado em queijos mais processados, como o queijo americano, que contém composições minerais mais complexas e provavelmente devido ao uso de sais emulsificantes à base de sódio.

De acordo com Graves, os processadores que fazem variedades naturais de queijos poderão se beneficiar do método XRF ganhando resultados rápidos (15-20 minutos) dos níveis de sódio e fazendo ajustes conforme necessário durante o processo de fabricação de queijos - comparado com as atuais técnicas de análise de sódio. “A tecnologia está pronta para ser adotada pelos fabricantes de queijos em todo o país”.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint. 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures