ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pela sua saúde, pare de jogar fora o líquido que vem nos iogurtes sólidos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/10/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Experimente fazer esta pergunta quando estiver com o seu grupo de amigos ou em família: “Você mantém ou joga fora o líquido que vem com os iogurtes sólidos?” Temos a certeza de que a polêmica vai se instalar, já que grande parte das pessoas pensa que faz mal à saúde. E se lhe dissermos que essa ideia está errada?

De uma forma geral, sabe-se que o iogurte é um dos produtos mais consumidos, sobretudo quando se quer emagrecer. Afinal, são vários os estudos que indicam que alimentos ricos em cálcio, como é o caso do iogurte, podem ajudar a aumentar a queima de gordura, especialmente na parte abdominal.

Quanto ao líquido das versões sólidas, é preciso perceber do que se trata. Para isso, devemos saber a origem do iogurte: o leite. Esta bebida tem dois tipos diferentes de proteína, a maior parte são caseínas e o restante vêm do soro de leite

“Ao olhar para um copo de leite não conseguimos distinguir a caseína do soro, mas quando se adicionam as bactérias responsáveis para formar o iogurte isso muda. Estas bactérias fermentam os açúcares do leite e produzem um ácido que solidifica a caseína”, explica a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue NiT “Loveat”.

As proteínas do soro do leite, por outro lado, não solidificam e ficam em forma de líquido — mas mantêm-se dentro das paredes celulares do iogurte.

Segundo a especialista, durante a fase de embalar e no transporte dos iogurtes, essas paredes rompem-se por causa dos movimentos mais bruscos e das mudanças de temperatura. Resultado: o soro (ou seja, o tal líquido) liberta-se e aparece no topo do iogurte.  

Se costuma jogá-lo fora antes de comer, saiba que está perdendo vários benefícios para a saúde. Este líquido é bastante rico nutricionalmente e, além de proteínas de alto valor biológico (bem absorvidas pelo corpo), contém vitaminas do complexo B que não se encontram na porção sólida do iogurte, assim como minerais provenientes do leite.

“Ainda é rico em cálcio e fósforo. Por isso, a melhor opção é misturar o líquido no iogurte antes de comer para obter todos os nutrientes e benefícios”, garante Mafalda Rodrigues de Almeida.

Entre algumas das vantagens, destaca-se o fortalecimento do sistema imune e a saúde óssea; a regulação do trânsito intestinal; prevenção de várias doenças (como crohn, colite ulcerosa e câncer do cólon); e a diminuição do risco de desenvolver pressão arterial elevada.

“Apesar de todos estes benefícios, o seu consumo deverá ser moderado. Segundo a Roda dos Alimentos, é recomendada a ingestão de duas a três porções de laticínios, o que equivale a um iogurte líquido ou sólido”, alerta a autora do blogue NiT “Loveat”.

As informações são do New in Town, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures