Novo tipo de iogurte pode combater problemas no estômago
Um novo tipo de iogurte pode ser a solução para quem sofre de gastrite e úlcera estomacal. Cientistas japoneses estão desenvolvendo um iogurte enriquecido com anticorpo contra <i>Helicobacter pylori</i>, bactéria principal causadora de problemas no estômago.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo os autores da pesquisa, os efeitos são similares aos de vacinas. Os estudos clínicos foram feitos no Japão, com a participação de 42 voluntários que testaram positivamente para a presença da Helicobacter pylori. A bactéria, ao lado do uso excessivo de drogas anti-inflamatórias, responde pela maior parte dos casos de úlcera no estômago.
Úlceras causadas pela Helicobacter pylori podem ser tratadas de maneira eficaz com antibióticos e antiácidos, mas tal tratamento não está facilmente disponível para os países mais pobres. Por isso, os cientistas tentam encontrar maneiras eficientes e mais econômicas de lidar com a bactéria.
De acordo com Hajime Hatta, professor de Alimentos e Nutrição da Universidade Feminina de Kyoto, embora o iogurte tenha se mostrado menos eficiente do que os antibióticos para reduzir os níveis da bactéria no estômago, seu consumo é mais fácil e ele pode ser ingerido como parte de uma dieta regular.
O pesquisador explica que o anticorpo não afeta o gosto do produto. Mas destaca que seu consumo não é irrestrito, devendo ser evitado por pessoas alérgicas a leite ou ovos. Por enquanto, o iogurte está sendo vendido apenas no Japão e na Coreia do Sul.
As informações são do jornal Zero Hora/RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS
EM 13/04/2009

ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE
EM 07/04/2009

VALINHOS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 06/04/2009
Tomara chegue logo ao nosso país! Esa bactéria causa, além do desconforto estomacal como azia e refluxo, uma constante avaliação para verificação de reincidência.

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - TRADER
EM 06/04/2009

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 04/04/2009
Grato.
Antônio Jr.