Novo tipo de iogurte pode combater problemas no estômago

Um novo tipo de iogurte pode ser a solução para quem sofre de gastrite e úlcera estomacal. Cientistas japoneses estão desenvolvendo um iogurte enriquecido com anticorpo contra <i>Helicobacter pylori</i>, bactéria principal causadora de problemas no estômago.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

Um novo tipo de iogurte pode ser a solução para quem sofre de gastrite e úlcera estomacal. Cientistas japoneses estão desenvolvendo um iogurte enriquecido com anticorpo contra Helicobacter pylori, bactéria principal causadora de problemas no estômago.

Segundo os autores da pesquisa, os efeitos são similares aos de vacinas. Os estudos clínicos foram feitos no Japão, com a participação de 42 voluntários que testaram positivamente para a presença da Helicobacter pylori. A bactéria, ao lado do uso excessivo de drogas anti-inflamatórias, responde pela maior parte dos casos de úlcera no estômago.

Úlceras causadas pela Helicobacter pylori podem ser tratadas de maneira eficaz com antibióticos e antiácidos, mas tal tratamento não está facilmente disponível para os países mais pobres. Por isso, os cientistas tentam encontrar maneiras eficientes e mais econômicas de lidar com a bactéria.

De acordo com Hajime Hatta, professor de Alimentos e Nutrição da Universidade Feminina de Kyoto, embora o iogurte tenha se mostrado menos eficiente do que os antibióticos para reduzir os níveis da bactéria no estômago, seu consumo é mais fácil e ele pode ser ingerido como parte de uma dieta regular.

O pesquisador explica que o anticorpo não afeta o gosto do produto. Mas destaca que seu consumo não é irrestrito, devendo ser evitado por pessoas alérgicas a leite ou ovos. Por enquanto, o iogurte está sendo vendido apenas no Japão e na Coreia do Sul.

As informações são do jornal Zero Hora/RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Júlia
JÚLIA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS

EM 13/04/2009

Muito interessante esta notícia!
Antonio Cesar Cortelini
ANTONIO CESAR CORTELINI

ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 07/04/2009

Parabens pelo artigo. Por que tem que ser sempre profissionais de fora de nosso pais para tais descobertas, vamos valorizar, também, a profissão de Tecnólogo em Alimentos, conseguindo mais incentivos e oportunidades para experiência na área de alimento, pois são profissionais que atuam neste seguimento e precisam de oportunidades.
Ilze Maria Vieira Amodio
ILZE MARIA VIEIRA AMODIO

VALINHOS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/04/2009

Grande notícia!

Tomara chegue logo ao nosso país! Esa bactéria causa, além do desconforto estomacal como azia e refluxo, uma constante avaliação para verificação de reincidência.
Alexandre Tadeu Camara
ALEXANDRE TADEU CAMARA

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - TRADER

EM 06/04/2009

Entendemos que este tipo de tecnologia deve ser desenvolvida urgentemente pelas nossas Universidades Brasileiras, é muito difícil aceitar que um país como Japão, que não produz laticínios em escala suficiente, sem condições climáticas, de solo e geográfica, seja vanguarda perante o nosso. Temos potencial competitivo de escala, terra, pasto, geografia e clima, portanto, quero deixar o nosso chamamento aos setores responsáveis para tomarem rumo do processo.
Antonio de Carvalho Correia Jr.
ANTONIO DE CARVALHO CORREIA JR.

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/04/2009

Excelente notícia! Mais uma alternativa para combater as tão incômodas bactérias causadoras da gastrite. Avisem-nos quando do lançamento no mercado nacional.

Grato.
Antônio Jr.
Qual a sua dúvida hoje?