Um estudo recente do Rabobank sugere que os produtos lácteos líquidos que podem se diferenciar do leite comum e de commodities estão subindo 'a curva da demanda'. Durante uma conversa recente com Chip Flory no AgriTalk, Tom Bailey, analista sênior de laticínios do Rabobank, uma luz foi lançada sobre essa nova tendência.
“Os consumidores mudaram. Muitos estão querendo algo novo, emocionante e diferente. As marcas de leite não foram ajustadas junto com os consumidores. Onde vimos diferenciação, vimos grandes vitórias. As marcas que oferecem uma experiência premium não estão apenas recuperando margens em seus retornos, mas estão vendendo mais. Isso mostra que, se as marcas estão dispostas a inovar e reinvestir, existem oportunidades por aí", disse o analista.
Além de mais produtos premium, o leite integral continua sendo a única categoria de leite convencional que está crescendo. "Qualquer coisa desnatada está em declínio", comentou Bailey. “Os consumidores gostam de leite integral, pois o produto tem um sabor melhor, gera uma melhor sensação na boca e geralmente é o preferido. Nutricionalmente, é bom, então, as pessoas estão se voltando a isso. Inclusive, o leite local está voltando e as pessoas querem tomar um produto que tenha bom gosto. Quando conseguimos controlar um pouco mais a cadeia de fornecimento e os sólidos, podemos ter um produto que não só fala do ponto de vista local, mas também do ponto de vista de sabor. A longo prazo, isso pode ser ótimo para os preços das commodities. A curto prazo, será preciso investir e realinhar com o consumidor para chegar lá", finalizou ele.
As informações são do Dairy Herd Management, resumidas e traduzidas pela Equipe MilkPoint.