Nova Zelândia discute os 7 desafios da indústria de lácteos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os produtores de lácteos da Nova Zelândia estão diante de 7 desafios que irão determinar o futuro da indústria, de acordo com o gerente geral da AgResearch, Warren Parker. Durante a Conferência dos Produtores de Leite de Massey, ele disse que os produtores precisarão ter rápida capacidade de resposta para conseguir alcançar esses desafios no futuro, principalmente no atual mercado globalizado. Esse é o primeiro desafio citado pelo gerente.

O segundo desafio que ele vê é a sucessão dos proprietários das fazendas e de seus líderes. "No futuro, nós precisaremos de líderes diferentes dos tradicionais - não podemos ter produtores dominados por conselhos. Nós precisamos de novos líderes para trazer vitalidade, novas idéias e capacidade de adaptação a mudanças, fatores importantes para obtenção de uma indústria próspera e de sucesso".

Os líderes de amanhã deverão ser de fora da propriedade, ter uma ou mais qualificação de pós-graduação e ter experiência em outros setores. Ser um fornecedor de leite ou um proprietário de fazenda leiteira será apenas uma pequena parte de seu curriculo, e esses novos líderes deverão modificar a atual cultura e política da indústria de lácteos. Parker disse que o recrutamento de pessoas jovens para trabalhar na indústria de lácteos será vital.

O terceiro desafio da indústria de lácteos neozelandesa será intensificar a produção de leite de forma sustentável. "Os recursos básicos da indústria da Nova Zelândia estão declinando. A área estimada adequada para a produção de leite é de cerca de 2,3 milhões de hectares. Atualmente, em torno de 87% é utilizada. Há um enorme potencial para o aumento da produção sustentável de leite nas áreas existentes aplicando um melhor gerenciamento da tecnologia e da adoção de sistema de produção alternativos".

Parker levantou a questão de como a indústria de lácteos da Nova Zelândia conseguirá obter o aumento proposto de 50% na produção de sólidos de leite até o ano de 2010 em termos de processamento e comercialização. Ele disse que deverá ocorrer uma conversão dos recursos públicos, como a água e o ar limpos, que poderão se tornar recursos privados, comercializáveis.

O aumento dos lucros por unidade de leite é o quarto desafio da indústria de lácteos neozelandesa, que pode ser alcançado com a oferta de produtos lácteos com alto valor agregado. "No passado, nosso foco principal era a redução de custos de trabalho e alimentação do gado. Agora, nós precisamos aumentar o valor da produção".

Parker disse que é necessária a automação, bem como dispositivos de economia de trabalho, particularmente quando a indústria está diante de uma escassez de trabalhadores experientes e de altos custos de mão-de-obra. Ele disse que as ordenhas robóticas serão realidade dentro de 10 anos.

Outro desafio é o aumento da energia usada, disse ele. O fornecimento rural inadequado e a infra-estrutura, bem como os altos custos, somados às taxas de carbono e ao conceito de food miles - que considera os custos de exportação de um produto ao redor do mundo, comparado com os custos de compra do mesmo produto - irão causar impacto em nosso potencial de crescimento de produção.

O sétimo e último desafio, disse ele, é a privatização da propriedade intelectual e a proteção dos bens dos produtores rurais da Nova Zelândia, como uma vantagem competitiva construída sobre tecnologia. "Isso se refere a qualquer propriedade intelectual relacionada às fábricas, aos animais ou aos microrganismos. Isso é o valor agregado do futuro para a indústria".

Parker disse que, para que a indústria consiga atingir esses desafios, os produtores de leite precisam manter a flexibilidade, manter a mente aberta e estar sempre aprendendo; precisam estimular o estabelecimento de modelos de negócios que levem pessoas jovens à indústria.

"Precisam continuar adotando as melhores práticas que dêem suporte ao meio-ambiente e melhorem os retornos, com pesquisa de apoio e desenvolvimento de produtos com valor agregado, bem como da investigação do potencial de melhorar geneticamente a produção".

Parker disse que os produtores precisam possuir energia eficiente na própria fazenda; e que precisa haver colaboração entre as organizações de pesquisa, cientistas e produtores de todos os bens de toda indústria.

Fonte: Fencepost.com, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?