Nestlé entra no mercado de leite longa vida
Com um projeto de R$ 100 milhões, que pode ser ampliado futuramente, a multinacional Nestlé entra, a partir de abril, num novo mercado no país: o de leite longa vida premium. A nova linha terá marcas já tradicionais no portfólio da companhia, em embalagens Tetra Pack. Haverá o leite Ninho fortificado com ferro e vitamina A, C e D e três desnatados: Molico enriquecido com vitaminas A e D, Molico com Actifibras e Molico Cálcio Plus.
Publicado por: MilkPoint
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A nova linha terá marcas já tradicionais no portfólio da companhia, em embalagens Tetra Pack. Haverá o leite Ninho fortificado com ferro e vitamina A, C e D e três desnatados: Molico enriquecido com vitaminas A e D, Molico com Actifibras e Molico Cálcio Plus. Inicialmente, a Nestlé vai ofertar a nova linha de leites no Sudeste. O desempenho das vendas vai definir quando entrar na região Sul.
A empresa fez um acordo com a Shefa, de Amparo (SP), para produzir a sua linha de leite UHT. Uma área da planta será destinada à produção com a supervisão de pessoal da Nestlé. " Inicialmente, vamos produzir na Shefa, mas vamos avaliar o mercado e, eventualmente, partir para algo maior", afirmou Zurita. Para produzir a linha de leites UHT, a Nestlé terá de ampliar a sua captação de leite no país. O presidente da Nestlé não revela, porém, de quanto será esse aumento.
A Perdigão será uma das principais concorrentes da Nestlé nesse segmento que tem margens melhores do que as do segmento de longa vida comum. Elegê e Batavo, controladas pela Perdigão, têm linhas de leite especiais. Outra concorrente da Nestlé é a Parmalat, com quatro produtos na linha de especiais. A empresa, controlada pela Laep Investments, tem uma marca forte, mas com dificuldades financeiras e tem reduzido sobremaneira suas operações, inclusive com a venda de fábricas. Para fontes do setor de lácteos, a estratégia da Nestlé inclui ocupar espaços deixados pela Parmalat no mercado.
Na visão de Zurita, "há um mercado a ser ocupado", já que "a categoria sofreu muito" e "existem empresas debilitadas". Essa debilidade está relacionada à oferta elevada de elite no último ano e ao desaquecimento dos preços no mercado internacional de lácteos, que desestimulou as exportações. Ainda que as vendas externas - basicamente de leite em pó, condensado e creme de leite - respondam por apenas 8% dos volumes de lácteos produzidos pela Nestlé, Zurita defende que a única forma de reduzir as oscilações no segmento de leite no país é abrir novos mercados para o produto nacional e assim escoar os excedentes de produção.
Zurita acredita que a Europa não tem condições de manter os subsídios e avalia que o Brasil é o único país com capacidade de atender a demanda mundial, já que Nova Zelândia tem restrições climáticas para elevar a produção e a Argentina não tem escala.
A matéria é de Alda do Amaral Rocha, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
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ITAMBACURI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/03/2009

IBIÁ - MINAS GERAIS
EM 17/03/2009
Ela deve vir a investir em propaganda, que hoje é muito dificil ver propaganda de leites longa vida. É lógico que ela deve ter ja um campo de atuação onde o consumo de longa vida é grande, mas mesmo assim vamos torcer para que este leite entre em todas as casas do brasil com preço bem baixo.
ARAÇATUBA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 12/03/2009
O leite UHT da Nestlé, com certeza, o meu filho de 2,5 anos beberá e não terá diarréia, acredito. Quanto ao comportamento da empresa na compra de leite, acredito que ela não vai mudar o seu jeito de ser, pois é um "player" muito forte no mercado.

ARARUAMA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/03/2009
POMPÉU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/03/2009
A própria Nestlé compra leite de vários produtores em Pompéu, mas não vemos melhoras por parte dela ou de empresas concorrentes como a Itambé. Espero que o mercado lácteo possa reagir ainda nesse ano de 2009, para que nós produtores de leite não fechemos o ano atolados em dívidas.

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO
EM 09/03/2009

MACHADO - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 09/03/2009
Se cada criança tomasse um copo de leite com café na escola não estávamos passando por esta crise no setor de leite e café. Dia 16, quarta-feira, vai acontecer em Varginha uma manifestação do setor cafeeiro, pois é a geração de empregos que está em jogo.
"Governo, vamos incentivar o Leite com café nas Escolas."
Grato,
Dionisio Caproni