O ranking com 156 categorias faz parte da pesquisa Reconhecimento de Marca, realizada pela revista "Supermercado Moderno" e com fama de antecipar tendências de mercado. A pesquisa, que mede a lembrança de marca dos varejistas, acaba orientando os supermercados na hora de determinar o espaço dado a cada produto nas gôndolas. No estudo deste ano, 12 marcas perderam a liderança nos setores de alimentos, bebidas, produtos de limpeza, bazar e higiene e beleza.
O avanço da Nestlé com produtos relativamente novos sobre concorrentes que investem menos em marketing do que a gigante suíça pode ser comparado ao de outros fabricantes, que também retomaram estratégias de valorização das marcas. É o caso da mexicana Bimbo, que voltou à mídia com a marca Pullman e desbancou a brasileira Panco em pão de forma industrializado. Ou da margarina Qualy, da Sadia, que tirou o lugar da tradicional Doriana, pouco presente na mídia nos últimos anos.
Fonte: Valor On Line (por Marta Barcellos), adaptado por Equipe MilkPoint