A multinacional neozelandesa Fonterra aumentou sua participação na principal companhia de lácteos do Chile - Soprole -, através da aquisição de 4,51% do controle da Cooperativa Valle Central.
A filial da Fonterra no Chile - Investimentos Dairy Interprises S.A. - informou que, no dia 20 de março, comprou 2.168.845 ações desta companhia leiteira. No entanto, tanto a Soprole como a Cooperativa Valle Central não entraram em detalhes sobre a quantia da transação.
Com esta operação, a Fonterra aumentou de 50,88% para 55,39% sua participação na Soprole. O presidente executivo da Cooperativa, Darío Polloni, explicou que uma das principais razões pela qual a entidade decidiu vender estas ações é que elas não se relacionam diretamente com o negócio principal da Cooperativa, pois trata-se da distribuição de insumos agrícolas. "Queremos nos concentrar nos negócios centrais da Cooperativa", afirmou.
O executivo explicou também que a baixa rentabilidade comparativa que as ações referentes ao negócio de venda e distribuição de insumos vinham apresentando há quatro anos foi outra das razões que estimularam a venda.
Com este cenário, a Fonterra controla 55,4% das ações, a Fundação de Beneficência Isabel Aninat, 27,16% e o Investimentos Santa Isabel, 15,43%. O restante se reparte entre sócios minoritários.
Fonte: El Mercurio, adaptado por Equipe MilkPoint
Neozelandesa Fonterra eleva sua participação na chilena Soprole
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.