MT: produtores participam de missão técnica

Até a quinta-feira (30), um grupo de 100 pessoas do estado do Mato Grosso, entre produtores rurais, técnicos, gestores públicos e lideranças sindicais rurais, conhecem a aplicação do Projeto Balde Cheio em seis propriedades localizadas no interior de São Paulo, que se destacaram no mercado. Eles participam da Missão Técnica para São José do Rio Preto Balde Cheio, organizada pelo Sebrae em Mato Grosso, cujo objetivo é incentivar a adesão de novos produtores no respectivo projeto no Estado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Até a quinta-feira (30), um grupo de 100 pessoas do estado do Mato Grosso, entre produtores rurais, técnicos, gestores públicos e lideranças sindicais rurais, conhecem a aplicação do Projeto Balde Cheio em seis propriedades localizadas no interior de São Paulo, que se destacaram no mercado. Eles participam da Missão Técnica para São José do Rio Preto Balde Cheio, organizada pelo Sebrae em Mato Grosso, cujo objetivo é incentivar a adesão de novos produtores no respectivo projeto no Estado. Nos ônibus que saíram de Confresa e de Cuiabá estão participantes das regiões do Baixo Araguaia, Portão da Amazônia, Vale do Cuiabá, Vale do São Lourenço e Rondonópolis.

A tecnologia, desenvolvida pela Embrapa, é disseminada pelo Brasil por apresentar resultados altamente positivos, sem grandes investimentos. Em Mato Grosso, o Sebrae desenvolve um projeto-piloto envolvendo os municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Jaciara, Dom Aquino, Jucimeira, Colíder, Terra Nova do Norte, Nova Canaã, Nova Santa Helena, Carlinda e todo o Baixo Araguaia.

Segundo o líder da Unidade de Agronegócios, Ricardo William Santiago, a partir dessa missão serão definidas as propriedades a serem contempladas. Ele destaca que a grande vantagem desse projeto, aplicável a propriedades produtoras de leite, é fazer a gestão a partir de recursos já existentes, sem gastos por parte do produtor e com resultados rápidos. Ele ressalta que com a metodologia é possível, no mínimo, duplicar a produção de leite de cada vaca. "Há o crescimento da produtividade, sem aumentar o rebanho ou a área de manejo".

Na missão a São José do Rio Preto, os participantes visitam seis propriedades com três realidades bem diferentes e todas com resultados muito positivos. "A ideia é mostrar que o projeto dá certo independente do tamanho da propriedade rural e das condições que ela reúne". O projeto tem abrangência social e ambiental. Sua implantação contribui para assegurar renda à família do produtor, resgatando assim a dignidade e auto-estima pela sobrevivência da atividade leiteira, fixa o produtor no campo e evita o êxodo rural, além de preservar e conservar o solo e os mananciais.

O Projeto Balde Cheio já foi implantado em duas mil propriedades de 350 municípios nos estados do Acre, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Em Mato Grosso, além do Sebrae, o Governo do Estado também implanta o projeto em várias regiões.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?