MT: Balde Cheio é desenvolvido em propriedade modelo

O programa Balde Cheio, desenvolvido pela Embrapa, em parceria com o governo Estadual, prefeitura e Sebrae, já está sendo efetivado em Colíder. O programa visa fomentar a pecuária leiteira nas pequenas propriedades. Na semana passada, uma equipe técnica do Executivo esteve na propriedade modelo do projeto, que será no sítio Santa Ana, na comunidade Água da Prata.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O programa Balde Cheio, desenvolvido pela Embrapa, em parceria com o governo Estadual, prefeitura e Sebrae, já está sendo efetivado em Colíder. O programa visa fomentar a pecuária leiteira nas pequenas propriedades. Na semana passada, uma equipe técnica do Executivo esteve na propriedade modelo do projeto, que será no sítio Santa Ana, na comunidade Água da Prata. O sítio fica a 15 quilômetros da cidade, e tem 30,8 hectares.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Luiz Antônio Pavoni, serão trabalhados apenas sete hectares da propriedade. Atualmente, o proprietário Jair Lima tem 20 vacas e consegue obter uma produção de 35 litros ao dia. "A meta é chegar a 500 litros ao dia", destacou Pavoni. O programa inclui acompanhamento semanal e orientação técnica de manejo, pastagem rotativa, controle dos custos e dos lucros.

O agricultor já respondeu um questionário e foi feita também uma coleta de solo, que irá para análise, detectando assim a necessidade de calcário necessário para a pastagem, que será plantada no início das chuvas. "Ele também foi orientado a anotar todas as receitas e despesas da atividade leiteira", explicou Pavoni.

Os próximos passos serão fazer exames de brucelose e tuberculose nos animais e toda a assistência técnica necessária será oferecida em visitas semanais pela equipe da prefeitura. A Embrapa fará um acompanhamento in loco a cada quatro meses. Além dessa propriedade-modelo, o programa Balde Cheio será aplicado em outras propriedades, que também receberão a assistência. "A diferença é que essa propriedade padrão receberá gratuitamente os brincos para identificação das vacas, a análise do solo, um termômetro e um pluviômetro. As outras terão que arcar com seus custos, mas todas serão assistidas", garantiu o agrônomo.

As informações são do portal Agronotícias/MT, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?