MS: MAPA tem projetos para pecuária leiteira em 2009

O Assessor Especial para Assuntos de Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura (MAPA), Newton Pohl Ribas, visitou a capital do estado na última quarta-feira (6), especialmente para apresentar os detalhes dos projetos previstos para o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite (PNQL) em 2009.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Assessor Especial para Assuntos de Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura (MAPA), Newton Pohl Ribas, visitou a capital do estado na última quarta-feira (6), especialmente para apresentar os detalhes dos projetos previstos para o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite (PNQL) em 2009. O evento ocorreu na Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur).

Newton Pohl Ribas lembrou que o PNQL, instituído pela Instrução Normativa (IN) 51/2002, é voltado à segurança alimentar do produto nacional junto aos mercados Interno e Externo; sanidade do rebanho nacional e a viabilidade econômica financeira de toda a cadeia produtiva. Em 2009, dentre as principais ações estão a consolidação da Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL), também instituído pela IN 51, que deve ganhar novos laboratórios.

Dentre as ações propostas para o ano, estão a filiação do Brasil junto a principal entidade internacional do setor lácteo - FIL/IDF (International Dairy Federation - Bruxelas/Bélgica), os esforços concentrados ao combate da fraude do leite e a criação de um programa de Análise de Rebanhos Leiteiros, com Foco na gestão de propriedades leiteiras (produção, reprodução, nutrição, manejo, acasalamento com classificação para tipo, qualidade do leite e sanidade).

Outro importante avanço será o credenciamento dos laboratórios de Qualidade do Leite como entidades rastreadoras do SISBOV (Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos). Ribas explicou que as unidades passarão a monitorar os produtores que aderirem voluntariamente ao sistema. "Por meio de amostras de leite mensais vamos construir o histórico destas analises", e destacou, "este padrão de controle será um valioso instrumento para atestar a qualidade de nosso produto, aprimorar a gestão de nossos rebanhos, além de importante ferramenta às auditorias realizadas pelos países interessados na compra do leite brasileiro".

As informações são do Agora MS, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?