MS: Governo entrega resfriadores a pequenos produtores
Contribuir para a profissionalização da atividade leiteira no Estado, para o aumento da renda e da autonomia de pequenos produtores rurais. Este é o principal objetivo do Projeto de Resfriadores Comunitários. De acordo com o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, a pecuária leiteira é hoje, a principal atividade desenvolvida pelos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul e é tratada como prioridade pelo governo do Estado. "Nosso objetivo é promover melhorias na cadeia produtiva do leite, de forma a intensificar a produção. Para isso, estamos disponibilizando aos produtores, orientações e instrumentos adequados de produção".
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Para o presidente da Associação de Pequenos e Mini Produtores Rurais da Terceira Linha de Vicentina, Elias Soares da Silva, o principal benefício conquistado com a entrega dos resfriadores é o aumento no preço pago pelo leite. "Nós estávamos recebendo cerca de R$0,33 centavos pelo litro de leite. Agora, com os resfriadores, a expectativa é de que passemos a receber em torno de R$0,60 centavos", diz o produtor.
Os produtores beneficiados com o recebimento dos equipamentos contam, nos municípios, com assistência técnica da Agraer, que atua junto às famílias orientando-as no correto manuseio das máquinas e também, repassando informações sobre produção, organização e comercialização do leite.
De acordo com o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, a pecuária leiteira é hoje, a principal atividade desenvolvida pelos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul e é tratada como prioridade pelo governo do Estado. "Nosso objetivo é promover melhorias na cadeia produtiva do leite, de forma a intensificar a produção. Para isso, estamos disponibilizando aos produtores, orientações e instrumentos adequados de produção", ressalta Roldão.
No total serão repassados através do projeto, 153 resfriadores a 49 municípios, beneficiando de maneira direta quase 3.200 famílias de agricultores familiares. "Estes resfriadores de leite poderão propiciar a agricultores familiares de todo o Estado, uma melhor qualidade na coleta de leite, uma maior produção de leite e a conseqüente recuperação da renda destas famílias", enfatiza o governador André Puccinelli.
Dos 153 resfriadores, 135 deles têm capacidade para processar 2 mil litros de leite; 16 são para 3 mil litros e dois para mil litros. Mais de 65% dos agricultores familiares do Estado têm na pecuária leiteira sua principal fonte de renda.
As informações são do MS Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/04/2009

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MATO GROSSO DO SUL
EM 22/04/2009
É importante que a distribuição destes equipamentos seja bastante ampla e não pare por aí, de modo a favorecer uma melhor renda aos produtores, como mencionou o entrevistado.
Torço para que, na "carona" dos resfriadores, venham incentivos à genética, alimentação, programas de assistência técnica e gerenciamento (tais como o Educampo e Balde Cheio), além de outros.
Parabéns ao governo do estado, à classe política e, principalmente, parabéns aos líderes rurais e produtores que contribuiram direta ou indiretamente para que esta distribuição se tornasse realidade.