MilkPoint de olhos nas redes (#12): bezerras e o uso de baldes

"Muitos produtores utilizam o balde pelas vantagens de ser mais fácil de higienizar, o que reduz os problemas com diarreias, além do tempo para alimentação. Mas, o problema é que exige treinamento. Os pecuaristas preferem ensinar os animais a mamar utilizando bicos nos baldes como nós vimos nesse vídeo. Mas, isso pode sim levar a falsa via resultando em problemas respiratórios. Além disso, muitos animais acabam ficando dependentes deste bico no balde pra sempre".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 12

Recebemos recentemente no Instagram do MilkPoint um vídeo da leitora leitora @simoni_eng.agronoma sobre uma técnica que foi utilizada em uma eventualidade na Granja Bom Pastor, em Sulina/PR para alimentar bezerras.

Continua depois da publicidade

“Fizemos essa experiência – que para nós funcionou - em uma ocasião aqui na propriedade, mas o trato das bezerras é feito no método tradicional. Amamentamos com o uso da mamadeira para que ao realizar a sucção do leite, ocorra o estímulo e a formação da goteira esofágica nos animais”, completou ela.

Confira abaixo o vídeo na íntegra:

A publicação recebeu vários comentários questionando a posição da mamada (devido à possíveis problemas relacionados à goteira esofagiana), funcionalidade, mão de obra, problemas pneumáticos, resultados práticos, entre outros.

Continua depois da publicidade

Para ajuda no esclarecimento das dúvidas, a Equipe MilkPoint pediu a opinião de Carla Bittar, professora do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP e especialista no tema bezerras. Ela também é colunista do portal. Segundo ela, esse vídeo se refere ao treinamento de um animal para aprender a beber leite do balde.

“Muitos produtores utilizam o balde pelas vantagens de ser mais fácil de higienizar, o que reduz os problemas com diarreias, além do tempo para alimentação. Mas, o problema é que exige treinamento. Os pecuaristas preferem ensinar os animais a mamar utilizando bicos nos baldes como nós vimos nesse vídeo. Mas, isso pode sim levar a falsa via resultando em problemas respiratórios. Além disso, muitos animais acabam ficando dependentes deste bico no balde pra sempre. O melhor é ensinar com os dedos como relatado em um texto bem legal publicado no MilkPoint em outubro de 2018. Os baldes com bicos também são muito interessantes, mas a limpeza é mais complicada que no balde, devendo-se ter atenção com esse quesito”.

E você? Já usou essa técnica na fazenda? Como faz o aleitamento das suas bezerras? Compartilhe conosco!

Vale destacar que Carla Bittar será uma das palestrantes do Interleite Brasil 2019 e a sua palestra "Criação de bezerras: o que aprendemos nos últimos 10 anos" será proferida no painel "Gestão da Criação de Animais Jovens". Saiba mais sobre o evento - que ocorrerá nos dias 07 e 08 de agosto em Uberlândia/MG - aqui! Inscrições com  15% de desconto até o dia 25/07! 

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 12

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Elisabetta Raffaelli
ELISABETTA RAFFAELLI

BURI - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/08/2019

Sou produtora de leite e crio bezerras a quase 40 anos, sempre com mamadeira nos primeiros 4 a 5 dias e depoi no balde acostumando com a mao e os dedos com paciência e carinho e nunca teve problemas, muita limpeza e leite quente, nos nao temos diarreia nem problemas respiratorios na fazenda e eles crescem bem saudaveis. Primeiro mes 8 litros x dia e raçao com a mao posta na boca x eles acostumarem, depois 4 litros x dia, soltos no piquete e raçao a vuntade e feno, fechamos so x dar leite no balde.
Rosane
ROSANE

SEROPEDICA - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 17/07/2019

Sou pesquisadora da PESAGRO-RIO e trabalho com criação de bezerras. Por muitos anos adotamos o aleitamento artificial em baldes. Entretanto, mais recentemente passamos a utilizar mamadeiras, apesar da limpeza ser mais trabalhosa, percebemos que os animais cresceram mais saudáveis e menos estressados, uma vez que a mamadeira está mais próxima da mamada na vaca. Pensando nas bezerras, acho que valeu a pena a mudança.
Felipe Tadeu kodel Roxo
FELIPE TADEU KODEL ROXO

SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS - ZOOTECNISTA

EM 16/07/2019

As bezerras aqui na fazenda passam da mamadeira para o balde com mais ou menos 10 dias de vida , eu utilizo o dedo para ensinar, e não deixo que elas afundem o nariz no leite.
Qual a sua dúvida hoje?