O leitor do MilkPoint, médico veterinário e produtor de leite, Pedro Henrique (@pedromed_vet) compartilhou no Instagram do MilkPoint a sua experiência em Boa Esperança/MG, na Fazenda Alto da Serra, utilizando a câmera térmica para mensurar o estresse térmico dos animais no compost barn.
Segundo Pedro, no momento do registro, os animais estavam instalados no compost barn, com os ventiladores ligados, porém, mesmo assim, a câmera registou estresse térmico. Veja as imagens abaixo:
O veterinário disse que essa tecnologia ajuda bastante o produtor já que ela mostra que – mesmo em condições favoráveis, como este relato de caso – os animais podem entrar em estresse térmico, apontando inclusive, os locais de maior preocupação com a alta temperatura dentro do barracão.
“Neste caso específico acima, acredito que o estresse térmico não se deu em função da temperatura externa, mas sim, devido ao THI (índice de temperatura e umidade) e ao incremento calórico, resultado de dietas balanceadas para animais de alta produção”, explicou Pedro.
Você concorda com isso? Ou, vem fazendo algo diferente na sua propriedade? Compartilhe conosco!
Confira as edições anteriores:
MilkPoint de olho nas redes (#3): bezerreiro tropical ou argentino
MilkPoint de olho nas redes (#2): free stall 'tupiniquim'?
MilkPoint de olho nas redes (#1): cochos sustentáveis e funcionais, você utiliza?
