MilkPoint de olho nas redes (#4): compost, ventilador e mesmo assim, estresse térmico. Por que será?

O leitor do MilkPoint, médico veterinário e produtor de leite, Pedro Henrique (@pedromed_vet) compartilhou no Instagram do MilkPoint a sua experiência em Boa Esperança/MG, na Fazenda Alto da Serra, utilizando a câmera térmica para mensurar o estresse térmico dos animais no compost barn.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 8

O leitor do MilkPoint, médico veterinário e produtor de leite, Pedro Henrique (@pedromed_vet) compartilhou no Instagram do MilkPoint a sua experiência em Boa Esperança/MG, na Fazenda Alto da Serra, utilizando a câmera térmica para mensurar o estresse térmico dos animais no compost barn.

Continua depois da publicidade

Segundo Pedro, no momento do registro, os animais estavam instalados no compost barn, com os ventiladores ligados, porém, mesmo assim, a câmera registou estresse térmico. Veja as imagens abaixo:

Figura 1

Figura 2

O veterinário disse que essa tecnologia ajuda bastante o produtor já que ela mostra que – mesmo em condições favoráveis, como este relato de caso – os animais podem entrar em estresse térmico, apontando inclusive, os locais de maior preocupação com a alta temperatura dentro do barracão.

Continua depois da publicidade

“Neste caso específico acima, acredito que o estresse térmico não se deu em função da temperatura externa, mas sim, devido ao THI (índice de temperatura e umidade) e ao incremento calórico, resultado de dietas balanceadas para animais de alta produção”, explicou Pedro.

Você concorda com isso? Ou, vem fazendo algo diferente na sua propriedade? Compartilhe conosco! 

Confira as edições anteriores: 

MilkPoint de olho nas redes (#3): bezerreiro tropical ou argentino

MilkPoint de olho nas redes (#2): free stall 'tupiniquim'?

MilkPoint de olho nas redes (#1): cochos sustentáveis e funcionais, você utiliza?

Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 8

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Rodrigo Carvalho Menezes
RODRIGO CARVALHO MENEZES

NEPOMUCENO - MINAS GERAIS

EM 26/10/2018

Perfeito Flávio! Lembrando que estratégias nutricionais são muito efetivas para o controle do stress calórico dentre elas o uso do OmniGen-AF que é uma tecnologia comprovada tanto a nível de pesquisa quanto em fazendas comerciais. O interessante é associar essas estratégias para otimizar o eficiência produtiva nas propriedades.
Rodrigo Carvalho Menezes
RODRIGO CARVALHO MENEZES

NEPOMUCENO - MINAS GERAIS

EM 26/10/2018

Perfeito Flávio! Lembrando também que estratégias nutricionais são muito efetivas para minimizar problemas com stress térmico dentre elas o uso do OmniGen-AF que é uma tecnologia comprovada tanto a nível de pesquisa quanto em propriedades comerciais.
Flavio Alves Damasceno
FLAVIO ALVES DAMASCENO

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 23/10/2018

Tipo de estudo muito vago pra assumir que a temperatura superficial apenas é capaz de indicar se o animal está em condição de estresse térmico. Acho sim que é uma ferramenta não invasiva excepcional l, mas precisamos de outros parâmetros como temperatura intravaginal, frequência respiratória, etc., para concluir se o animal está ou não em situação de estresse térmico.
Juliano Alarcon Fabricio
JULIANO ALARCON FABRICIO

FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/10/2018

Exatamente!
Adriano Seddon
ADRIANO SEDDON

ITAPEVA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/10/2018

Estresse térmico é um problema de primeira ordem em qualquer exploração leiteira, ele diminui a produção, taxa de concepção e resposta imune das vacas. Compare sua produção e taxa de concepção de inverno e verão, se os números forem muito diferentes você tem um problema de estress térmico. Com o resfriamento adequado é possível ter números extremamente parecidos.
Ao se confinar vacas em um sistema de compost ou free stall nós estamos proporcionando sombra, cama limpa e acesso a comida e água mas não estamos resfriando os animais.
Existem duas maneiras de se resfriar vacas, o meio direto com aspersores e ventiladores e o meio indireto com placas evaporativas e exaustores.
Na maioria do Brasil o resfriamento adequado pode dobrar a margem líquida de uma fazenda.
Marcelo Moraes
MARCELO MORAES

POMPÉIA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 23/10/2018

Somente ventilação sem aspersão, teremos neste caso pouquíssimo resultado. (Água e Vento é a magica).
Indicações de no mínimo 3 m/s vento é ciclos alternados de água 1 minuto água de 5 em 5 minutos e Vento constante, durante 4 a 6 horas dia.

Indicação: vento constante na sala de banho 3 m/S e água entre 4 a 6 horas distribuídas durante as 24 horas com média 60 litros/animal/dia.
Andre luciano Riecke
ANDRE LUCIANO RIECKE

SANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/10/2018

Quanto de água os aspersor (bico) colocam por minuto ou hora?
Se puder me responder obrigado.
Qual a sua dúvida hoje?