ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG sediará encontro internacional sobre indicações geográficas e marcas coletivas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/07/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Belo Horizonte sediará, de 09 a 11 de agosto, o III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, com a proposta de gerar negócios e promover a temática junto aos empresários de pequenos negócios. As indicações geográficas (IG) propiciam a valorização da região, dos produtores e de seus produtos, enquanto as marcas coletivas auxiliam produtos ou serviços no posicionamento de mercado. 

O Sebrae apoia as indicações geográficas desde 2002, conforme explica o diretor de Administração e Finanças e presidente em exercício do Sebrae, Vinícius Lages. “As indicações geográficas são fundamentais para destacar a importância do processo de fabricação de produtos e seus ingredientes, fortalecendo a origem regional e o uso de elementos singulares da cultura e dos territórios. Esse mecanismo agrega valor ao produto final no posicionamento nos mercados, destacando suas diferenças e qualidade em relação a outros produtos genéricos”, defende Lages.

Por isso, o Sebrae promoverá, no dia 10, o Desafio Tecnológico Indicações Geográficas, com soluções nas áreas de qualidade, sustentabilidade e mercado. Na sequência, serão lançados o Catálogo Digital de Indicações Geográficas e a publicação Certificando a Origem.

A realização conta com a participação da Organização Mundial da Propriedade Industrial (OMPI), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto de Propriedade Industrial da França, além do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

IG e marcas coletivas

O queijo canastra é um ingrediente amado por chefs de cozinha na mesma medida em que o artesanato de bordado filé vem conquistando profissionais da moda. “O que pouca gente sabe é que a indicação geográfica de ambos os produtos faz a diferença fundamental na comercialização, tanto do queijo que leva o nome da serra mineira da Canastra, quanto do bordado das Lagoas Mundaú-Manguaba, de Alagoas”, explica a especialista em propriedade industrial do Sebrae, Hulda Giesbrecht.

As indicações geográficas estão previstas na Lei de Propriedade Industrial (nº 9.279/1996), na forma de indicação de procedência, que é o nome geográfico do país, cidade, região ou localidade, que tenha se tornado conhecida como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto, e na forma de denominação de origem, para designar produtos cujas características se devam exclusivamente ou essencialmente ao meio geográfico de onde vieram.

Nos dias 9 e 10, o Sebrae Minas abrigará os seminários técnicos e o Desafio Tecnológico Indicações Geográficas. No dia 11, o Museu Abílio Barreto receberá uma feira de produtos de indicação geográfica. 

O evento abrigará painéis sobre o tema, entre os quais o debate para a criação de um selo brasileiro para produtos de indicação geográfica, a exemplo do que faz a Europa, que possui selos específicos e discute o assunto há mais de cem anos. “Será um passo importante no processo da criação do selo e um debate essencial sobre a legislação brasileira para a indicação geográfica, pois a que temos ainda é incipiente”, afirma Hulda. O vinho do Porto é considerado o primeiro produto com indicação geográfica do mundo. “O selo é uma forma de melhorar a comunicação com o consumidor”, conclui.

SERVIÇO:

III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas

  • 9 e 10/8, a partir das 8h30, seminários técnicos

Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, Belo Horizonte.

  • 11/8, a partir das 9h, Feirinha Aproxima – Edição especial: Feira de produtos com registro de Indicação Geográfica e Marca Coletiva/Oficinas de degustação e Espaço de Alimentação

Parte externa do Museu Histórico Abílio Barreto - Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim, Belo Horizonte.

Para inscrição no evento, clique aqui 

As informações são do Sebrae. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures