MG: Circuito do leite estimula produtividade no Estado

De acordo com as informações do coordenador do programa Minas Leite da Secretaria da Agricultura do Estado, Rodrigo Puccini Venturin, o programa vai mostrar aos produtores mineiros a importância das práticas de redução de gastos nas propriedades. A base do trabalho será o 1º Circuito do Minas Leite, programado para onze municípios considerados referência na produção de leite na Região Central do Estado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com as informações do coordenador do programa Minas Leite da Secretaria da Agricultura do Estado, Rodrigo Puccini Venturin, o programa vai mostrar aos produtores mineiros a importância das práticas de redução de gastos nas propriedades. A base do trabalho será o 1º Circuito do Minas Leite, programado para onze municípios considerados referência na produção de leite na Região Central do Estado.

O circuito começa na sexta-feira da próxima semana (20), com um dia de campo em Corinto. A programação vai seguir até novembro, com encontros em Cordisburgo, Joaquim Felício, Abaeté, Centro de Abaeté, Várzea da Palma, Felixlândia, Paineiras, Augusto de Lima, Curvelo e Presidente Juscelino. Os trabalhos serão executados pelos extensionistas da Emater-MG, de acordo com a orientação do coordenador do Minas Leite na empresa, Elmer Ferreira Luiz de Almeida.

Um dos temas predominantes nos dias de campo será a utilização de práticas que garantam a qualidade do leite, com destaque para os cuidados com a sanidade do rebanho. Serão enfatizados ainda aspectos relativos ao manejo de pastagens, colheita e nutrição, neste caso com a inclusão de orientações sobre a utilização de complementos para a alimentação dos animais. De acordo com Venturin, outro tema importante do circuito, porque está vinculado às atividades gerais de uma propriedade leiteira, é a preservação ambiental.

Ele diz ainda que a redução das incertezas do setor depende, em primeiro lugar, da organização da produção. "É possível produzir com baixo custo, como demonstram os resultados obtidos em 2008 por meio de um trabalho do Minas Leite, com a coordenação da Emater-MG, nos municípios polarizados por Curvelo", enfatiza. Nas 155 propriedades acompanhadas pelo programa, houve uma considerável melhoria das gestão, sobressaindo entre as medidas o pastejo intensivo rotacionado.

Venturin observa que houve, também, aumento da eficiência da mão-de-obra nas fazendas, com o registro de aumento médio de 80 para 103 litros de leite por trabalhador/dia. "As ações para melhorar a gestão das propriedades foram mantidas e agora possibilitam a produção média de 4.450 litros/mês em cada uma delas", informa. Para o coordenador, essa prática pode ser fortalecida na região, caso seja conjugada com o sistema de integração lavoura/pecuária e floresta, em fase de implantação.

Os produtores se beneficiam também do Pró-Genética, programa criado pela Secretaria da Agricultura e coordenado pela vinculada Emater-MG, com a parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e outras instituições. O objetivo do programa é facilitar, para os pequenos produtores, a compra de touros melhoradores, capazes de aprimorar a qualidade dos rebanhos de leite e de carne.

As informações são da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Roberto Antonio Pinto de Melo Carvalho
ROBERTO ANTONIO PINTO DE MELO CARVALHO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/02/2009

Por coincidência, na leitura deste boletim do Milkpoint, acabei de comentar o artigo do prof. Gerson Mourão e encontro em seguida as informações do coordenador do Minasleite da Sec. de Agricultura de MG, Rodrigo Puccini Venturin.

A iniciativa de orientar os pequenos produtores da região polarizada por Curvelo reflete com exatidão o que proponho no meu comentário: fazer a abordagem por segmento, levando a cada grupo as respectivas bases para sua melhoria. A propósito, acho oportuno informar que ontem, 14/fev, realizamos a 1ª Assembléia Geral Ordinária de uma associação recentemente constituída, o "Núcleo Brasileiro dos Criadores de Girolando Puro Sintético" - NÚCLEO PS. O objetivo principal do grupo de criadores que integram esse Núcleo é justamente intensificar, em harmonia com a Ass. Brasileira do Girolando, a melhoria genética e ampliar a oferta de reprodutores, matrizes, embriões e sêmen da raça Girolando Puro Sintético. Vemos essa raça leiteira tropical como capaz de consolidar rebanhos produtivos e flexíveis no manejo, em diferentes escalas, sem o inconveniente do infindável vai-e-vem de cruzamentos interraciais, que muitas vezes acaba numa interrogação sobre o passo seguinte.

Abraço e parabéns ao Rodrigo Puccini Venturin pelas ações.
Qual a sua dúvida hoje?