MG: Cetec desenvolverá kit para análise rápida do leite
Produtores e consumidores vão ganhar um aliado para monitorar a qualidade do leite, dentro de no máximo três anos. Pesquisadores da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), em parceria com a empresa Biotécnica Indústria e Comércio, vão desenvolver um kit para monitoramento da qualidade do leite, mais simples e rápido do que os procedimentos tradicionais.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A iniciativa foi aprovada pelo edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe). O programa vai liberar recursos de cerca de R$ 490 mil para que a Biotécnica possa desenvolver o kit. Para que possa ser validado como um instrumento eficiente de análise, o Cetec fará a validação do kit por comparação com os procedimentos usados convencionalmente em laboratórios de análise de alimentos. A duração do projeto será de dois anos para desenvolvimento e validação do kit, que deverá estar pronto para ser comercializado no ano seguinte ao final do projeto, após registro no Ministério da Agricultura e no Ministério da Saúde (Anvisa), e com o registro de patente em andamento.
O coordenador do projeto e consultor de pesquisa e desenvolvimento da Biotécnica, Márcio Henrique Lacerda Arndt, acredita que o kit deverá ter, no máximo, o tamanho de uma caixa de 25cm x 20cm x 15cm. Será portátil e simples de usar. "O kit será composto por uma caixa contendo um suporte para reação, reagentes em frascos conta-gotas e instruções operacionais. Não serão usados compostos perigosos ou tóxicos na sua fabricação, mas sua composição química ainda é informação restrita aos pesquisadores envolvidos no projeto." De acordo com Arndt, "a intensidade da coloração, comparável a uma escala de cores que acompanha o produto, indicará a concentração de cada tipo específico de resíduo ou aditivo na amostra. Poderão ser identificados resíduos de fermentação anormal do leite e alguns tipos de alterações mais frequentes."
As informações são da EMBRAPA, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

SANTA VITÓRIA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 31/03/2009

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 31/03/2009