ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercado de leite do Peru movimenta US$ 1,8 bilhão por ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/06/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
O mercado de leite e derivados no Peru movimenta de 5 a 6 bilhões de soles (US$ 1,50 a US$ 1,80 bilhão) por ano, estimou o professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), José Távara, sobre a polêmica gerada pelo caso Pura Vida, produto vendido como leite quando na realidade era uma bebida láctea com menor valor nutricional.

Somente a empresa Gloria, dona da questionada marca, faturou no ano passado 3,534 bilhões de soles (US$ 1,06 bilhão), mais da metade de tudo o que movimenta o mercado. “O mercado de lácteos no Peru é da ordem de 5 a 6 mil soles (US$ 1,50 a US$ 1,80 bilhão) de vendas anuais, incluindo como principais produtos não só o leite evaporado e o leite pasteurizado, mas também, os derivados do leite, como iogurte e queijos”. O mercado de lácteos no Peru está dominado quase totalmente por somente três empresas: Gloria, que tem 79%; Laive, com 9%; e Nestlé, com 8%.

Segundo Távara, essa situação gera um mercado oligopólico, onde poucas empresas controlam tanto a compra dos insumos pecuários, como as vendas finais de leite processado ao consumidor. “Por isso que os pecuaristas se queixam, por exemplo, de que as grandes empresas lácteas lhes pagam muito pouco pelo leite, creio que 0,7 ou 0,8 soles (US$ 0,21 a US$ 0,24) por litro e, no entanto, vendem o leite ao consumidor final pelo triplo do valor”.

Embora até o momento a ação do Gloria não tenha baixado na Bolsa de Lima após a crise do Pura Vida, Távara estima que haverá perdas, após o Indecopi ter ordenado a retirada do produto do mercado. “Vai significar perdas, sem dúvida. Vamos ver como a empresa administrará o problema. Terão que redesenhar provavelmente a embalagem, os rótulos, a informação que transmitem ao consumidor”.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, cada peruano consome 87 litros de leite por ano e o mercado cresce a um ritmo de 6% ao ano. No entanto, a dúvida agora é se esse consumo é composto, na realidade, por leite ou bebida láctea.

Em 14/06/17 – 1 Novo Sol Peruano = US$ 0,30146
3,23669 Novo Sol Peruano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


As informações são do https://rpp.pe/economia, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures