Mapa apreende mais de 100 mil litros de leite

Operação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em três estados, resultou na apreensão de mais 100 mil litros de leite por indício de fraude na produção. A ação dos fiscais ocorreu em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, com avaliação de informações referentes à recepção de matéria-prima, produção e comercialização de produtos acabados, bem como o controle de estoque de ingredientes e aditivos utilizados na fabricação dos produtos elaborados pelas empresas.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 20
Ícone para curtir artigo 0

Operação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em três estados, resultou na apreensão de mais 100 mil litros de leite por indício de fraude na produção. A ação dos fiscais ocorreu em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, com avaliação de informações referentes à recepção de matéria-prima, produção e comercialização de produtos acabados, bem como o controle de estoque de ingredientes e aditivos utilizados na fabricação dos produtos elaborados pelas empresas. As equipes ainda recolheram amostras que serão analisadas pela rede oficial de laboratório e os resultados vão determinar o destino do leite apreendido.

Do total analisado, 14 mil litros do produto cru foram condenados por uso de substâncias não permitidas e 36.659 litros de leite cru refrigerado foram recolhidos por causa de resultados de análises fora do parâmetro estabelecido na legislação. Sessenta mil litros de leite UHT pronto para distribuição foram apreendidos por suspeita de adição de água. A ação de fiscalização faz parte do Programa de Combate a Fraudes do ministério.

As empresas de laticínios que apresentaram irregularidades foram autuadas e submetidas ao Regime Especial de Fiscalização. A aplicação do regime determina que a indústria só pode comercializar seu produto após comprovar que adotou as medidas para corrigir as irregularidades encontradas. Além disso, a empresa deve apresentar novo plano de controle de qualidade e submeter amostras das novas produções à análise em laboratório oficial.

Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Nelmon Oliveira da Costa, as ações são resultado das modificações no modelo de inspeção, tornando mais efetiva a atuação do Serviço de Inspeção Federal (SIF). "Dessa forma, garantimos o atendimento à legislação e preservamos a saúde do consumidor", enfatizou. Três equipes integradas por 13 fiscais federais agropecuários e quatro agentes de inspeção sanitária do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/SDA/Mapa) participaram da operação.

As informações são do Mapa, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 20
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcos Caliani
MARCOS CALIANI

ASTORGA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/05/2009

É insensato que nós técnicos de campo tanto exigidos em qualidade profissional (quando verdadeiros técnicos), pois a cada dia que passa observo de forma frustada que a corrupção, a falta de ética profissional se encontra em todos os níveis da cadeia produtiva. Sinceramente o produtor deve cada vez mais unir e ganhar um mercado para seu produto sem a necessidade de empresas inescrupulósas onde somente o ganho financeiro está acima da saúde da população!
Rodrigo Aparecido Vicente
RODRIGO APARECIDO VICENTE

PATO BRAGADO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/05/2009

É uma pena que isso ainda acontece, mas concordo com o que ja disseram anteriormente. Devemos ficar sabendo que empresa que foi pega fraudando leite, pois assim jogando no ar dá a entender que todo mudo frauda leite. Meus parabéns ao UOL Notícias que noticiou que foi a Líder Alimentos.
Roberto Cunha Freire
ROBERTO CUNHA FREIRE

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 20/05/2009

Queremos os nomes das empresas autuadas.Que força tem as mesmas que seus nomes não são divulgados.Concorrer com água não tem jeito é por isso e outras razões que muitos colegas estão abandonando a atividade,sem falar nos relacionamentos comerciais anti éticos mantidos por muitos diretores de cooperativas de leite com as mesmas.Se tivéssemos um cooperativísmo forte e voltado para o produtor rural de leite isso não ocorreria,porém as pessoas na sua maioria, me desculpe as exceções pois elas existem felizmente ,mas a maioria dos colegas que assumem cargos em Presidencia e Diretorias de Cooperativas de leite, só visam a causa própria, tanto é verdade que não largam as tetas dos cargos de jeito nenhum ficam por lá anos e anos , creio a meu juízo que já não é sem tempo que precisamos mudar a legislação e impedir que isso ocorra .
José Maurício Gomes
JOSÉ MAURÍCIO GOMES

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/05/2009

Grande novidade, todos nós que estamos neste segmento sabemos da pouca vergonha que ocorre em alguns fabricantes de leite UHT, já escrevi a respeito disso anteriormente e repito: não acredito na qualidade de leite UHT vendido abaixo de R$ 1,60, com este preço o prejuizo do fabricante é realidade e ninguém vive no vermelho. A fiscalização deve ser rigorosa, inclusive o atendimento da norma 51 deve ser exigido. Se isso ocorrer, o joio será separado do trigo e fatalmente o preço e qualidade do leite tenderá a subir para toda a cadeia produtiva do leite.

Infelizmente isso vai de encontro a politica populista do governo que exige preços baixos para alimentos básicos.
FERNANDO SCHNEIDER
FERNANDO SCHNEIDER

REALEZA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/05/2009

Com tantas empresas Brasil afora, será que é so uma que é fiscalizada com 16 agentes numa vez só. Dai eu pergunto: por que empresas com o selo de S.I.F nao podem comercializar leite com antibiotico, leite com colostro, sendo que existem queijarias aqui na nossa regiao que compram esse tipo de leite direto do produtor e esse fazendo questao pra vender a essas empresas - pois a exigencia de qualidade nao existe - nesse caso onde esta a normativa? Será que pra essas empresas o leite é diferente? Sendo ainda que nem nota fiscal dao aos produtores e quando dao é referente a uma entrega de todo mes e o restante é frio. Hoje para o consumidor é mais confiavel ele comprar um produto de empresa com o certificado de S.I.F do que de S.I.E e S.I.M.
Mário Constantino Conczviz Menine
MÁRIO CONSTANTINO CONCZVIZ MENINE

CHOPINZINHO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/05/2009

Só esta faltando dar o nome dessas ditas empresas para nós ficarmos sabendo, porque ai puniríamos com a falta de consumo. Infelizmente, no Brasil, com a saude humana é o que mais se brinca,
Parabens aos fiscais.
Moshe Dayan Fernandes de Carvalho
MOSHE DAYAN FERNANDES DE CARVALHO

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/05/2009

Muito bom, falta fazer fiscalização aqui em Pernambuco.
Alcides Piantola
ALCIDES PIANTOLA

CONCEIÇÃO DE MACABU - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/05/2009

Como parte da avaliação dos produtos, é fundamental divulgar claramente o nome dos produtos fora de especificação, e quais foram as substancias nao-permitidas encontradas.
Se as avaliaçoes foram realizadas em laboratórios confiáveis, nao há por que acobertar estas informações sob pena de se estar protegendo e incentivando o erro.
José Humberto Alves dos Santos
JOSÉ HUMBERTO ALVES DOS SANTOS

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/05/2009

Já descobrí: as apreensões foram feitas em Lobato(PR), Presidente Prudente(SP) e São Gabriel do Oeste(MS). Todas as apreensões foram feitas nas empresas da Lider Alimentos, que se fundiu no final do ano passado com o Laticínios Bom Gosto. As marcas de leite comercializadas são: Bom Gosto - Lider - São Gabriel - Damatta - Sarita - Corlac - Boa Nata. A principal suspeita é de agua no leite UHT. (as informações são do UOL)
SERGIO RICARDO BATISTA VIEIRA
SERGIO RICARDO BATISTA VIEIRA

NOVA GRANADA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/05/2009

O Elvio tem razão, esta empresa deveria ser divulgada por que nós produtores deveríamos saber com quem nós estamos trabalhando.
José Maria Moreira
JOSÉ MARIA MOREIRA

TRÊS PONTAS - MINAS GERAIS

EM 16/05/2009

A informação é importantíssima, conquanto que seja completa! Onde estão os nomes das distintas empresas? O consumidor quer saber! E o leite clandestino da Argentina? O que tem sido feito, que atitude tem sido tomada para coibir tais ações?
aldo leopoldo rossetto filho
ALDO LEOPOLDO ROSSETTO FILHO

DRACENA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/05/2009

A empresa autuada é o Leite Líder, que de líder não tem nada. É preocupante quando se descobre que o produtor tenta cumprir as normas da portaria 51, mas os laticínios...

Nada vai acontecer, tudo fica igual. Na nossa região, eles continuam captando leite. Quando precisam de mais leite, como agora, pagam mais, não tem política ou filosofia e, em um caso como esse são capazes de culpar os produtores. É a desunião da classe, nem uma entidade representativa, vem a público se manifestar em favor de uma punição mais severa. Sabemos do uso de água, de adição de soro de leite, da falta de higiene, da falta de especificação do produto e, aonde está a fiscalização?
Thiago Alberton Pereira
THIAGO ALBERTON PEREIRA

TRÊS BARRAS DO PARANÁ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 16/05/2009

A empresa, cujo nome não foi citado, está pagando loucura para o produtor no campo, pagando até 20 a 30% a mais por um litro de leite em relação as outras empresas, claro que consegue fazer isso, alterando o leite qualquer um consegue fazer isso.
manoel antonio de oliveira
MANOEL ANTONIO DE OLIVEIRA

TUPI PAULISTA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 15/05/2009

Isto é uma vergonha para empresas que não pensam em qualidade e só ficam pensando em volume; não fazem nenhum trabalho de conscietização ao seu produtor e quem só perde com estas noticias desagradáveis é o produtor. Esta é a melhor noticia para quem trabalha com qualidade e pensa no produtor e parabéns ao pessoal do SIF pelo trabalho. E tem que ficar atento a este acontecimento para conscietizar o consumidor.
renato calixto saliba
RENATO CALIXTO SALIBA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2009

Puxa vida, até que enfim a fiscalização do MAPA acordou, espero que continue a fiscalização o ano todo e eles terão uma surpresa imensa, a quantidade de leite fraudado. Como pode ter leite uht sendo vendido a R$1,20 o litro. Que a fiscalização não pare.
Bruno Soares
BRUNO SOARES

POMPÉU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2009

Fico abismado ao ver essa notícia. Para conseguir vender o leite produzido na minha fazenda, tenho que investir pesado em qualidade. Todo mês são altíssimos os gastos em limpeza, descarte de leite para que se tenha baixa CCS, além de ter que investir em gorgura e proteína. Se eu não fizer todos esses gastos, meu leite será considerado uma "lavagem" e eu terei que, literalmente, pagar para que eles o retirem do meu tanque.

Toda essa exigência em alta qualidade é feita, em muitos casos, somente para pagarem o leite mais barato ao produtor. A idéia de que o consumidor está cada vez mais exigente não cola mais, porque o leite de todas as fazendas (boas ou ruins em qualidade) são misturados e daí, fazem o que querem com ele. Mas pelo visto, essas indústrias não pagarão multas e não terão penalidades significativas. Com certeza, voltarão a fazer essa desonestidade de novo.

Eu como produtor, peço que essas indústrias sejam divulgadas a todos, pois assim como os produtores e consumidores, elas serão prejudicadas e somente assim passarão à produzir um leite legal.
José Humberto Alves dos Santos
JOSÉ HUMBERTO ALVES DOS SANTOS

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2009

E os nomes? E os nomes? E os nomes? Por que não se divulgam os nomes das indústrias? Por que?
Seria a mesma coisa que o PIG noticiar: A polícia prendeu um banqueiro... E os nomes? Por que é mantido o sigilo dos fraudadores? Por que?
Leticia Mendonça
LETICIA MENDONÇA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 15/05/2009

Este é o caminho para a produção de leite com qualidade e fortalecimento da atividade leiteira no Brasil: fiscalização e punição para as empresas corruptas e irresponsáveis; pesquisa para aprimorar as tecnologias; e extensão, para levar as informações relevantes até o campo.

Falta apenas informar ao consumidor o nome dessas "indústrias" que utilizam da boa fé do brasileiro para lucrar mais, comercializando um produto sem qualidade e sem segurança para quem o consome.
eduardo cogo abib
EDUARDO COGO ABIB

OUTRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2009

Bom que estão fiscalizando, mas uma coisa me deixa preocupado, essas apreensões só acontecem quando o leite começa a subir, incrivel quando a epoca é de "vacas magras" para o produtor e o preço do leite esta baixo não aumentando o preço da cesta basica e nem a inflação não exista adulteração no leite Brasileiro e nem no leite que entra clandestinamente no Brasil via Argentina.
Elvio Lautert
ELVIO LAUTERT

FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 15/05/2009

Seria interressante a divulgação das empresas que foram autuadas, pois o consumidor merece ter essa informação ...
Qual a sua dúvida hoje?