Mapa apreende mais de 100 mil litros de leite
Operação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em três estados, resultou na apreensão de mais 100 mil litros de leite por indício de fraude na produção. A ação dos fiscais ocorreu em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, com avaliação de informações referentes à recepção de matéria-prima, produção e comercialização de produtos acabados, bem como o controle de estoque de ingredientes e aditivos utilizados na fabricação dos produtos elaborados pelas empresas.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Do total analisado, 14 mil litros do produto cru foram condenados por uso de substâncias não permitidas e 36.659 litros de leite cru refrigerado foram recolhidos por causa de resultados de análises fora do parâmetro estabelecido na legislação. Sessenta mil litros de leite UHT pronto para distribuição foram apreendidos por suspeita de adição de água. A ação de fiscalização faz parte do Programa de Combate a Fraudes do ministério.
As empresas de laticínios que apresentaram irregularidades foram autuadas e submetidas ao Regime Especial de Fiscalização. A aplicação do regime determina que a indústria só pode comercializar seu produto após comprovar que adotou as medidas para corrigir as irregularidades encontradas. Além disso, a empresa deve apresentar novo plano de controle de qualidade e submeter amostras das novas produções à análise em laboratório oficial.
Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Nelmon Oliveira da Costa, as ações são resultado das modificações no modelo de inspeção, tornando mais efetiva a atuação do Serviço de Inspeção Federal (SIF). "Dessa forma, garantimos o atendimento à legislação e preservamos a saúde do consumidor", enfatizou. Três equipes integradas por 13 fiscais federais agropecuários e quatro agentes de inspeção sanitária do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/SDA/Mapa) participaram da operação.
As informações são do Mapa, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
ASTORGA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 21/05/2009

PATO BRAGADO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 21/05/2009
LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 20/05/2009

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 20/05/2009
Infelizmente isso vai de encontro a politica populista do governo que exige preços baixos para alimentos básicos.

REALEZA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 19/05/2009

CHOPINZINHO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/05/2009
Parabens aos fiscais.

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 18/05/2009
CONCEIÇÃO DE MACABU - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/05/2009
Se as avaliaçoes foram realizadas em laboratórios confiáveis, nao há por que acobertar estas informações sob pena de se estar protegendo e incentivando o erro.

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/05/2009

NOVA GRANADA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/05/2009

TRÊS PONTAS - MINAS GERAIS
EM 16/05/2009

DRACENA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/05/2009
Nada vai acontecer, tudo fica igual. Na nossa região, eles continuam captando leite. Quando precisam de mais leite, como agora, pagam mais, não tem política ou filosofia e, em um caso como esse são capazes de culpar os produtores. É a desunião da classe, nem uma entidade representativa, vem a público se manifestar em favor de uma punição mais severa. Sabemos do uso de água, de adição de soro de leite, da falta de higiene, da falta de especificação do produto e, aonde está a fiscalização?

TRÊS BARRAS DO PARANÁ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 16/05/2009

TUPI PAULISTA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS
EM 15/05/2009

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/05/2009
POMPÉU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/05/2009
Toda essa exigência em alta qualidade é feita, em muitos casos, somente para pagarem o leite mais barato ao produtor. A idéia de que o consumidor está cada vez mais exigente não cola mais, porque o leite de todas as fazendas (boas ou ruins em qualidade) são misturados e daí, fazem o que querem com ele. Mas pelo visto, essas indústrias não pagarão multas e não terão penalidades significativas. Com certeza, voltarão a fazer essa desonestidade de novo.
Eu como produtor, peço que essas indústrias sejam divulgadas a todos, pois assim como os produtores e consumidores, elas serão prejudicadas e somente assim passarão à produzir um leite legal.

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/05/2009
Seria a mesma coisa que o PIG noticiar: A polícia prendeu um banqueiro... E os nomes? Por que é mantido o sigilo dos fraudadores? Por que?
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO
EM 15/05/2009
Falta apenas informar ao consumidor o nome dessas "indústrias" que utilizam da boa fé do brasileiro para lucrar mais, comercializando um produto sem qualidade e sem segurança para quem o consome.

OUTRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/05/2009

FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 15/05/2009