Manoel Moreira Campos, Técnico Agrícola e Produtor de leite

Manoel Moreira Campos é Técnico Agrícola, formado pela Escola Agrícola de Rio Pomba - MG (hoje CEFET), em 1973. É produtor rural no município de Olaria - MG, desenvolvendo a atividade leiteira no Sítio Bela Vista.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Figura 1

Manoel Moreira Campos

Manoel Moreira Campos é Técnico Agrícola, formado pela Escola Agrícola de Rio Pomba - MG (hoje CEFET), em 1973. É produtor rural no município de Olaria - MG, desenvolvendo a atividade leiteira no Sítio Bela Vista.


Manoel Moreira Campos é Técnico Agrícola (nível médio). Fez parte da terceira turma formada pela Escola Agrícola de Rio Pomba - MG (hoje CEFET), em 1973. Desde então atua como produtor rural em terras herdadas de meus pais, no Sítio Bela Vista, BR 267 km 178, no município de Olaria - MG.

MKP: Como é a sua propriedade leiteira?

O Sítio Bela Vista tem como principal atividade rural a pecuária de leite. Trabalho com gado mestiço, com uma produção de 300 litros de leite/dia. O sistema de produção adotado é o extensivo. Recentemente, ingressei no "Projeto Balde Cheio" promovido pela FAEMG e estou implantado o sistema de pastejo rotacionado.

Figura 2

MKP: Quais são as principais dificuldades que você tem na atividade?

Quando se tem um preço do leite bem encolhido, a dificuldade em administrar a propriedade multiplica. Muitos afazeres são adiados e isto acaba refletindo lá na frente, na eficiência da propriedade. O que mais preciso, é de renda sustentável.

MKP: O que está melhorando no setor?

Ainda de uma maneira discreta, alguma coisa já tem sido feita no campo. Um exemplo é o programa do Governo Federal "Luz para todos" e o PRONAF. No estado (MG), através da EMATER, o produtor também pode conseguir importantes projetos e assistência técnica. E através de entidades da classe, como é o caso acima referido da FAEMG / SENAR.

MKP: O que acha que falta no setor?

Falta no setor uma política governamental séria, capaz de propiciar ao produtor um melhor planejamento de suas atividades, deixando o mesmo fazer o que sabe fazer - produzir leite de uma forma eficiente e economicamente viável. Com a atual conjuntura, fica difícil planejar investimentos; se em um ano temos preços animadores, em outro tudo vai abaixo; se contratamos um financiamento, então fica complicado saldar suas parcelas em dia. Por outro lado, se não investimos e não acompanhamos o desenvolvimento tecnológico, deixamos de ser eficientes e o prejuízo na atividade é certo.

MKP: Qual personalidade admira no setor?

Muito admiro a senadora Kátia Abreu, hoje presidente da CNA. Demonstra ser uma profunda conhecedora dos problemas do meio rural, e tenho a convicção que em Brasília muito ela irá contribuir para a melhoria do setor rural.

MKP: Qual empresa admira no setor?

Ao mencionar o nome desta ou daquela empresa, poderia estar ocorrendo no erro de discriminar uma terceira que é muito importante e não foi mencionada. Prefiro mencionar a minha admiração por todas aquelas empresas de pequeno porte que, como eu, lutam por um dia melhor, saudando todos os seus compromissos em dia, dando emprego para a população, gerando riqueza e fazendo girar a economia deste país. Eu sou pequeno e sei como é difícil sobreviver perto dos grandes, nesta economia globalizada.

MKP: Dica de sucesso ou frase preferida

"Se a jornada é pesada e te cansa a caminhada, segura na mão de Deus e vai!"

MKP: Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais?

Utilizo a Newsletter do MilkPoint.

MKP: Como o MilkPoint lhe auxilia no dia-a-dia?

Este portal sempre procura divulgar os últimos acontecimentos que estão ocorrendo no Brasil e no mundo, relativos à pecuária de leite. Como resido e trabalho no meio rural, não posso ficar colado a TV para ver o que esta acontecendo. O site me mantém informado.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Manoel Moreira Campos
MANOEL MOREIRA CAMPOS

OLARIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/04/2009

Prezado senhor Fernando Lemos Discini,

Em Olaria não existe nenhuma cooperativa; ou melhor, no passado esteve captando leite neste município, uma cooperativa da vizinha cidade de Lima Duarte, que devido sua proximidade, tem muitos associados deste município. Esta por sua vez, sofreu um prejuízo por parte de indústrias que compraram o leite e não a pagaram, então acabou paralisando suas atividades.
Fernando Lemos Discini
FERNANDO LEMOS DISCINI

PASSOS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/04/2009

Velho guerreiro. Gostei muito de suas respostas, parabens. Queria saber se ai em Olaria existe cooperativa para receber e comercializar o leite, como é o funcionamento desta e se seus diretores sao voltados para os cooperados ou simples aproveitadores dos produtores. Obrigado amigo Manoel.
Dalva de Oliveira Lima
DALVA DE OLIVEIRA LIMA

ARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/03/2009

Sr. Manoel,

Parabéns pelas respostas, disse tudo! Quem dera os nossos governantes e as indústrias o ouvissem. Continue divulgando estas falas, é a pura realidade de todos nós produtores rurais.

Dalva
belline de rezende
BELLINE DE REZENDE

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 30/03/2009

Muito legal. Mostra que a experiencia muitas vezes é imprescindivel. Parabens para o Senhor Manoel.
Qual a sua dúvida hoje?