Mais equipamentos na área de leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Depois de amargar queda nas vendas em 2002, as fabricantes de ordenhadeiras e tanques refrigeradores de leite estão mais otimistas em relação a 2003. As empresas do ramo devem comercializar 7 mil tanques esse ano (R$ 56 milhões), ante os 5,5 mil de 2002, conforme estimativas da sueca De Laval - empresa líder do segmento. Esse volume, porém, é metade das 14 mil unidades vendidas em 2001.

Com sua principal matéria-prima - o aço inox - atrelada ao dólar, o setor sofreu com a alta da moeda americana em 2002 e viu suas vendas caírem ao menor patamar desde 1996, quando foram comercializadas 5,2 mil unidades. Segundo Fabiano Amaro, presidente da DeLaval, a aprovação do programa de normas de qualidade do leite e o programa Fome Zero, que deve estimular o consumo do produto, explicam o ligeiro otimismo para 2003.

As empresas, contudo, sabem que as vendas não irão se comparar ao "boom" do setor em 1999 e 2000, pois os grandes laticínios já terminaram seu processo de granelização. "Sobraram apenas as cooperativas e os pequenos laticínios, e o processo de granelização não está acontecendo de maneira acelerada", avalia Luiz Cutolo, diretor da Westfalia, segunda maior companhia do setor no mercado brasileiro.

Também por isso, as empresas esperam vender ao longo desse ano tanques que processam um volume menor de leite.

Para seguir atendendo os produtores ligados aos grandes laticínios, as empresas passam a investir mais no pós-venda, que abrange produtos químicos, serviços de manutenção e assistência técnica. De acordo Cutolo, a participação dessa área no faturamento das companhias deve subir de 25% para 30%. "As empresas precisam melhorar sua eficiência interna e capacitar um número maior técnicos para trabalhar junto ao produtor", avalia Amaro, da DeLaval.

Fonte: Valor Econômico (por Raquel Landim), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?