Luciano Paiva Nogueira, Advogado e Produtor de leite

Luciano Paiva Nogueira é Advogado e Produtor de leite. Trabalha em empresa pública federal e desenvolve a atividade leiteira há cerca de sete anos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Luciano Paiva Nogueira

Luciano Paiva Nogueira é Advogado e Produtor de leite. Trabalha em empresa pública federal e desenvolve a atividade leiteira há cerca de sete anos.


Luciano Paiva Nogueira é Advogado por formação. Trabalha em empresa pública federal. Filho e neto de produtores de leite, desenvolve a atividade leiteira há cerca de sete anos.

MKP: Como é a sua propriedade leiteira?

Estou atualmente reiniciando minha produção, após desfazer sociedade com um irmão. Produzo atualmente 170 litros diários, com treze vacas girolando em lactação. Minha produção é pautada em redução de custo, portanto trabalho com gado a pasto, com pequena suplementação. O grau predominante é o ½ sangue gir/holandês. Suplemento forrageiro na seca com cana-de-açúcar. Todo o meu gado é jovem, com predominância de primíparas (11).

Tenho ainda trinta novilhas, desde desmamadas a amojando, razão pela qual projeto uma produção de 400 litros/dia para ao ano que vem. Trabalho com inseminação artificial, buscando evitar que o grau de sangue ultrapasse 3/4 de holandês.

MKP: Quais são as principais dificuldades que você tem na atividade?

Atualmente, mão de obra e baixo preço do leite.

MKP: O que está melhorando no setor?

Especialmente genética, no que tange à produção de leite do gir, uma das bases do meu rebanho.

MKP: O que acha que falta no setor?

União por parte dos produtores para trabalhar melhor a formação do preço do leite. Entendo que a CNA deveria liderar este processo de negociação entre todos os produtores do país e os laticínios, por uma câmara de arbitragem.

MKP: Qual personalidade admira no setor?

O Marcelo, do MilkPoint.

MKP: Qual empresa admira no setor?

A Fazenda Calciolândia, uma das grandes responsáveis pela evolução do Gir.

MKP: Dica de sucesso ou frase preferida

Não sou muito de frases feitas, mas "Deus ajuda a quem cedo madruga" é um bom exemplo de que não há sucesso sem trabalho.

MKP: Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais?

Acesso o site diariamente. Utilizo muito a newsletter, para conhecer sobre o mercado e os radares técnicos.

MKP: Como o MilkPoint lhe auxilia no dia-a-dia?

É uma ferramenta indispensável de troca de ideias e de conhecimento na produção de leite. Aprendo mais e mais lendo diariamente o site. Vocês estão de parabéns.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Luciano Paiva Nogueira
LUCIANO PAIVA NOGUEIRA

SETE LAGOAS - MINAS GERAIS

EM 14/05/2009

Prezado Lucas,

obrigado pelas palavras de apoio. É sempre bom saber que não estamos sozinhos no barco.

Abraço,

Luciano
L.  Ferreira de Aguiar
L. FERREIRA DE AGUIAR

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/05/2009

Parabéns ao Sr. Luciano por suas ideias concordo com todas elas. Realmente o maior problema do produtor de leite é mão de obra, com leis trabalhistas paternalistas, os trabalhadores rurais abusam nos seus atos, às vezes causando grandes prejuízos aos patrões. Pois sabe que não sofrerá nenhum tipo de penalidade. Chegam a machucar animais, pelo simples fato de terem sido chamados sua atenção por algum ato que não agradou ao patrão. A grande maioria cria porcos e galinhas com ração de vacas, e cães com leite. Quebram implementos de trabalho da fazenda, pois sabem que se forem despedidos terão direito ao FGTS mais 40% de multa e ainda terão férias renumeradas pagas pelo estado por até cinco meses (seguro desemprego). Umas das coisas que precisa ser revistas com urgência são as leis trabalhistas, o que acredito seja impossível num Estado Sindicalista.

Quero também concordar com ele na admiração pelo gado gir leiteiro, na Expozebú desse ano pude ver vacas maravilhosas, muito leiteiras e bem caracterizadas. E com muitos novos criadores apresentando um gado com grande melhoramento genético. Além da Fazenda Calciolandia, não podemos deixar de citar as Fazendas Brasília, Campo Alegre, Santana da Serra (FB), Kubera, Silvânia e muitas outras que estão se destacando com ótimos animais. È pena que hoje é inviável a criação de gado gir puro para a produção de leite, pelo alto valor dos animais. Mas esse pode ser muito bem aproveitado no cruzamento com outras raças com sangue europeu. O baixo preço do leite pode ser aliviado com baixo custo de produção, o uso de silagem de milho ou sorgo, até mesmo de capim ajuda bastante.

Quanto a união entre produtores acho difícil de ser consolidado, até por uma questão cultural. É isso, Sr Luciano essa atividade lhe trará muito aborrecimento, mas também é uma atividade apaixonante, que às vezes dá muitas alegrias.

Lucas
Qual a sua dúvida hoje?