Longa vida tem elevação de preços no atacado e varejo

Desde o início do ano, o leite longa vida tem se destacado entre os produtos lácteos. Por ser um dos derivados cujo preço mais se correlaciona com o preço do leite ao produtor, o leite UHT tem sido mencionado como o responsável pelo reajuste de preços ao produtor, uma vez que o valor do litro do produto de caixinha tem tido altas consecutivas nos dois últimos meses.

Publicado por: MilkPoint

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Desde o início do ano, o leite longa vida tem se destacado entre os produtos lácteos. Por ser um dos derivados cujo preço mais se correlaciona com o preço do leite ao produtor, o leite UHT tem sido mencionado como o responsável pelo reajuste de preços ao produtor, uma vez que o valor do litro do produto de caixinha tem tido altas consecutivas nos dois últimos meses.

De acordo com pesquisa realizada pelo MilkPoint no varejo da cidade de Piracicaba/SP, o preço médio do litro do longa vida, em abril (R$ 1,90), ficou 14,5% acima do preço de janeiro (R$ 1,66). As maiores variações foram observadas entre a 2ª quinzena de março e a 1ª de abril (+ 5,31%) e entre a 1ª e 2ª quinzenas de abril (+5,22%). O preço médio do litro no mês de abril (R$ 1,90) foi 10,49% superior à média do mês de março (R$ 1,72).

No atacado, os preços iniciaram reação mais visível a partir do final de fevereiro e início de março, apesar de que, desde os últimos meses de 2008, o produto que melhor respondeu no mercado interno foi o leite longa vida. No atacado, o preço do litro do produto gira em torno de R$ 1,50 (Sul) a R$ 1,70 (Sudeste), com demanda aquecida no varejo e sem estoques. Em São Paulo, fruto da política tributária que há pouco mais de um ano passou a recolher os 18% de ICMS do leite de fora do estado, há empresas reportando valores já próximos aos R$ 2,00.

Em um cenário ainda ruim para o leite em pó (embora melhorando vagarosamente), e com vendas aquecidas do leite UHT, muitas empresas estão desviando parte considerável de seu volume captado de leite para produção do longa vida, já que o produto está bem demandado e não há estoques. Contudo, o volume de produção em algumas indústrias já tem reduzido nos últimos dias, em função da falta de leite - entressafra. Ainda na pesquisa realizada no varejo de Piracicaba, nota-se que há boa saída do produto, uma vez que o tempo médio de prateleira (data de fabricação - data da pesquisa) foi de 46 dias em março e 26 dias em abril.

De acordo com agentes do setor, a preocupação agora é como o mercado se comportará caso haja um excedente de leite longa vida no varejo. Segundo eles, preços na casa de R$ 2,00/litro já refletem na diminuição do consumo, fazendo com que o produto fique por mais tempo nas gôndolas dos supermercados. Consequentemente, ocorre pressão maciça do varejo, resultando em redução nos preços do atacado.

Equipe MilkPoint
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Bruno Soares
BRUNO SOARES

POMPÉU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/05/2009

Concordo plenamente e subescrevo os seus dizeres.
antonio patrus de sousa filho
ANTONIO PATRUS DE SOUSA FILHO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/05/2009

Caro Bruno: os laticinios e os varejos estao organizados em sindicatos e associacoes e defendem seus interesses e margens de lucro. Nos produtores, enquanto nao tivermos uma central nacional de produtores de leite, cnpp, que tambem defenda nossos interesses, como um preco de venda acima dos custos de producao, representacao na camera e senado para criar barreiras a importacao, linhas de credito especificas para o setor, regulacao da producao, imposicao de negociacao de precos do leite junto aos laticinios acima do ICP ( indice do custo de producao) dentre outras medidas, continuaremos a garantir o lucro dos laticinios e varejistas e pagaremos a conta da cadeia do leite.

Cooperativas e associacoes de leite ja estao superadas do ponto de vista de representatividade para o produtor de leite pois sao dominadas facilmente pelo interesse pessoal de seus diretores, que fazem das cooperativas um cabide de empregos e negocios particulares dentro da mesma, como transporte do leite, etc. Nesse novo modelo, dentro de outras medidas pertinentes a elas, serveriam apenas para aglutinar os produtores, tao pulverizados pelo pais, cabendo a central estabelecer as grande diretrizes definidas acima. Chega! E hora de acordarmos! Abracos, Patrus.
Maurício Vivas Castelo Borges
MAURÍCIO VIVAS CASTELO BORGES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/05/2009

Realmente o Leite Longa Vida está puxando os preços no mercado de lacteos. A única análise a ser levada em consideração será a peocupação considerada no final deste artigo. Preços em alta, refletem queda no consumo no médio prazo. Então entendo que em um futuro próximo haverá uma tendência de estabilização dos preços seguido de queda. A excessão do Longa Vida, os demais produtos tem recebido o impacto da alta dos preços pagos pela matéria prima leite, mas não tem conseguido agregar o valor correspondente ao preço de venda dos produtos finais.
Bruno Soares
BRUNO SOARES

POMPÉU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/05/2009

Nesse mesmo período entre março e abril, em que o leite para o consumidor subiu 10,49%, houve também um reajuste para quem o produz, só que bem menor: na faixa dos 5%. Acho isso estranho, apesar de já estar acostumado com a situação.
Deveria ter aumentado também 10,49% para o produtor, ou será que estou equivocado?
Qual a sua dúvida hoje?