Leitor comenta: Setor precisa de ações de marketing

O leitor do MilkPoint Richard James W. Robertson, de São Gabriel do Oeste-MS, enviou um comentário ao artigo "<a href="http://www.milkpoint.com.br/?noticiaID=52226&actA=7&areaID=50&secaoID=153"><U>Longa vida pode puxar recuperação do mercado</U></A>". Acesse e leia a carta na íntegra.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

O leitor do MilkPoint Richard James W. Robertson, de São Gabriel do Oeste-MS, enviou um comentário ao artigo "Longa vida pode puxar recuperação do mercado". Leia abaixo a carta na íntegra.

"Sinceramente, torço para que se ampliem campanhas de aumento de consumo como as da Láctea Brasil. Não me importo de pagar um pouco por esta campanha, desde que a mesma atinja um grande número de consumidores, através de diversos mecanismos de mídia (TV, Revistas de esportes radicais e outros). É importante também esclarecer o consumidor sobre o que é leite de verdade e o que não é. Estas campanhas têm de ser constantes como as de cervejas e refrigerantes.

Importante a união de setores afins como o de alimentos, que favorecem o consumo de leite (achocolatados, biscoitos, cereais) nesta grande campanha. Vamos nos lembrar que é comum nos filmes americanos adultos e jovens tomarem leite puro com sanduíches. Os americanos compram embalagens de um galão (aprox. 3,7 litros) de leite pasteurizado, que resiste até 14 dias na geladeira. Aqui no Brasil, existe uma cultura ridícula, onde homem que é homem bebe cerveja. Isto tem que mudar!

Pergunto-me: Como é que tem tanta campanha de cerveja e refrigerante para os esportes e nada de leite? Não seria a hora de o leite ser divulgado de novo como a bebida mais completa e recomendada para nossos atletas? Tenho a certeza de que muitos deles doariam seus cachês por esta nobre causa.

Não sou o primeiro nem serei o último a lembrar da importância dessas campanhas, mas se continuarem guardadas na gaveta, só irão servir para as traças e para as baratas..."

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

luciano paulino junqueira
LUCIANO PAULINO JUNQUEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/03/2009

Recentemento o Estado de Minas Gerais promoveu uma campanha incentivando o consumo do leite, durente 1 mes, de meados de Janeiro a Fevereiro, em todos os canais de TV de MG, cujo resultado ainda não conheço, porém a ideia inicial é de que, se desse bom resultado, ela seria refeita. (Penso que deveria ser ao contrário, nâo?)

Também concordo com todos vocês e acho excelente os serviços prestados, aos produtores de leite e industria, pela Lactea Brasil. Acho também que todos nós, produtores e empresas ligadas ao setor, devemos nos empenhar em sua divulgaçao, acompanhar de perto as suas iniciativas e divulga-la nas cidades, escolas, coopertaivas, sindicatos, etc., próximas a nós.
Só gostaria de fazer uma pergunta já muito batida:
Porque quando ocorre o excesso de produção e ou baixo consumo, que logo sentimos no bolso, não se vê promoção com preços menores dos produtos lácteos, para os consumidores?

A colaboração, para minimizar esta crise, continua sempre só do produtor? Tenho certeza que isto seria um grande incentivo ao consumo e de efeito mais rápido ainda do que o marketing intitucional, que aprovo e acho imprescindível!
renato calixto saliba
RENATO CALIXTO SALIBA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/03/2009

É o momento que precisamos de marketing dos produtos lácteos. Essa semana vi uma propaganda que foi feita nos EUA, em que mostra um fêmur sendo enchido com leite, achei a propaganda excelente. Tenho certeza que o consumo irá crescer e as nossas crianças, mulheres, terceira idade, serão no futuro muito mais resistentes tomando leite.
Roberto Jank Jr.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/03/2009

Seria um grande passo se nós produtores apoiássemos o programa de marketing da Láctea Brasil como muito bem sugere o Richard. Isso pode ser feito com facilidade, pressionando as indústrias onde vendemos leite a entrar no programa nacional da Láctea, ainda que com recursos nossos.

A indústria pode e deve servir como agente arrecadador e ingressar na Láctea; todos da cadeia láctea temos a ganhar com isso. Mas é importante não confundir marketing institucional com marketing de marcas. Anbev e Coca Cola não tem nenhum foco institucional e sim valorização e busca de market share das respectivas marcas, sempre em detrimento das concorrentes.

Nossos concorrentes não são outras marcas de leite e sim os outros líquidos que ocupam o estomago do nosso consumidor, aí sim, cerveja, refrigerantes, agua mineral, suco de soja e repositores minerais.

O trabalho institucional tem tudo a ver com a colaboração e esforço dos agentes da cadeia; os americanos já provaram isso há 25 anos, desde 1984.
Recentemente vieram os Chilenos e copiaram o trabalho da Láctea Brasil no Chile, em nível nacional; os resultados foram excelentes.

Temos tudo para fazer deste um projeto de sucesso; basta que a iniciativa do Richard perfilhe e floresça em todas as regiões.
José Humberto Alves dos Santos
JOSÉ HUMBERTO ALVES DOS SANTOS

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/03/2009

Queridos colegas, Richard e Jefferson:
Concordo perfeitamente com o marketing do leite. E invejo as campanhas de cerveja e refrigerante para incentivar o consumo daqueles produtos. Só não conheço o sistema que faz com que os produtores de cevada (cerveja) e de frutas (refrigerantes) participem dessas campanhas como co-financiadores das mesmas. Acho que a ANBEV e a Coca-Cola ficariam muito satisfeitas com a colaboração financeira dos produtores de insumos para as indústrias.
Bruno Soares
BRUNO SOARES

POMPÉU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/03/2009

Todos nós produtores de leite aqui em Pompéu chegamos à conclusão de que essa é uma das maneiras mais inteligentes de evitar o excesso de produtos no mercado. É uma boa ideia que ajudará nós produtores e também contribuirá para uma sociedade que valorize mais os alimentos saudáveis.

Mas isso é uma coisa que nossas empresas nunca farão por vontade própria, pois exigirá investimentos e trabalho delas na área de marketing. Por isso, é necessário que a classe produtora passe a cobrar por esses investimentos, em massa. Nós aqui já estamos fazendo a nossa parte com mobilizações e aproveito a oportunidade para pedir apoio às demais cooperativas na divulgação dessa ideia.
Jefferson Lederer
JEFFERSON LEDERER

CASTRO - PARANÁ

EM 19/03/2009

Sem duvida, a sua afirmação é muito positiva. Temos grandes atletas que podem participar desta campanha de divulgação de produtos lácteos, mas onde estão estas empresas para que contratem os esportistas ou até mesmo os artistas? Eu acredito que elas devem ter consciência que quanto mais investirem na propaganda para consumo lácteo, o retorno será garantido. E assim teremos mais competitividade no campo e melhores preços aos produtores.

Como você comentou, na Fórmula Indi, nas 500 milhas no final da corrida, além do grande premio o vencedor toma um bom copo de leite, antes das entrevistas. Quem sabe ainda veremos isto no Brasil, no final da corrida de Formula 1 no Brasil.
Qual a sua dúvida hoje?