Leitor comenta as reformas no Código Florestal

O leitor do MilkPoint, Everton Gonçalves Borges, de Ibiá-MG, enviou um comentário ao artigo "<a href="http://www.milkpoint.com.br/?noticiaID=51246&actA=7&areaID=50&secaoID=128"><U>Stephanes x Minc: Reforma do Código Florestal</U></A>". Acesse a matéria e confira.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O leitor do MilkPoint, Everton Gonçalves Borges, de Ibiá-MG, enviou um comentário ao artigo "Stephanes x Minc: Reforma do Código Florestal". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Prezados Marcello e Equipe do MilkPoint, vocês estão de parabéns pelo magnífico e oportuno artigo sobre Produção e Meio Ambiente.

Sobre a 'Carta do Zé agricultor para o Luís da cidade', eu conheço centenas de "Zés" na mesma situação.
Ontem, dia 09/02, participamos juntamente com uns 2000 produtores rurais, do II Forum do Meio Ambiente de Uberaba-MG, organizado pela FAEMG, Nucleo dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro Alto Paranaíba e Noroeste de Minas e Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (a força das lideranças em defesa dos produtores, que muitos não participam e criticam) com as presenças do Ministro Stephanes, Secretários Gilman, da Agricultura, e José Carlos Carvalho, do Meio Ambiente, Roberto Simões da Faemg, Deputados Federais (Marcos Montes, Aelton Freitas e Paulo Piáu) e Estaduais (Fahim, Domingos Savio, Adelmo Carneiro e Antonio Carlos Arantes) e um Promotor Ambiental, onde foi mostrado a situação da produção e o Meio Ambiente no Brasil.

As discussões deste Forum foram excelentes, e no final do mesmo saiu um documento para o Governo Federal e outro para o Governo Estadual, mostrando as reinvindicações dos produtores brasileiros.

Em síntese, alguns itens que queremos:
- Incorporação da Reserva Legal e APP em no máximo de 20% da propriedade.
- Constituição de um fundo de reserva por parte de todos brasileiros (pessoas físicas e jurídicas) para manter o meio ambiente, inclusive pagando aos produtores sobre as reservas de suas propriedades, pois os produtores rurais não são os únicos responsáveis pelo meio ambiente do país, todos são responsáveis.
- Poder compor as reservas legais em qualquer ponto do país.
- Melhoria da qualificação e quantidade de profissionais para atuar em licenciamento ambientais, outorgas, etc.
E mais diversos itens, todos muito interessantes, onde foi mostrado pelo pessoal da Embrapa, que o país não atua em nem 30% de sua área para a produção.

Em geral todo produtor rural é conservacionista, é onde nascem as águas, é onde tem as árvores, mas o código Florestal atual e quem está atuando junto aos mesmos tem considerado os produtores como bandidos, o que é muito grave.

Não havendo um respaldo positivo às reinvindicações do Forum é possível uma reunião maciça em Brasília para mostrar aos políticos que como está não dá mais para conviver.

Um abraço.

Everton Gonçalves Borges
Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibiá/MG"


Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Helvecio Oliveira
HELVECIO OLIVEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 16/02/2009

Não é de hoje que houvimos balelas sobre preservação ambiental de quem nunca sujou os sapatos de lama. Vejo o ineditismo da proposta de dividir o prejuíjo com a turma da cidade. Já escreví em carta ao MilkPoint que se os jovens parisienses quisesem falar de ecologia que enviassem alguns euros aos índios e à população que habita as florestas para que pudessem ter acesso a ar condicionado e, ao menos, a repelente de insetos e Sky.

Por mais absurdo que pareça, ainda vem nos falar de transformar áreas produtivas em reservas. Vejo sensatez em Stephanes e mais ainda em nós produtores. Essa batalha ninguém nos vencerá.
Qual a sua dúvida hoje?