O leitor do MilkPoint Marcello de Moura Campos Filho, Presidente da Leite São Paulo, enviou um comentário ao artigo "Limites para o crescimento da produção de alimentos: onde começa a sustentabilidade". Leia abaixo a carta na íntegra.
"Caro Marcelo, parabéns por sua participação no workshop sobre sustentabilidade da produção leiteira, realizado na Austrália, e por seu artigo que nos leva ao cerne da questão relativa à produção de alimentos e preservação ambiental.
É extremamente preocupante a população do planeta passar dos atuais 6 bilhões para 9 bilhões de habitantes nos próximos 30 anos, o que, mesmo desconsiderando aumento de consumo por melhoria de renda, exigirá um enorme esforço na produção de alimentos. Essa preocupação é agravada pela limitação de água, fósforo e nutrientes, fatores naturalmente envolvidos na produção intensiva de alimentos.
Há quem diga que no sentido de preservação do meio ambiente deveria ser exigida licença ambiental para ter filhos. Naturalmente que isso seria muito radical, mas é preciso encarar com mais seriedade e responsabilidade a questão da limitação da natalidade, posto que o desenvolvimento de novas tecnologias para produção intensiva de alimentos, embora seja condição necessária, não é suficiente para preservar o futuro da vida na terra.
Concordo com você que o Brasil tem uma situação mais favorável para lidar com a questão da necessidade de produzir alimentos de forma intensiva em equilibrio com a necessidade de preservação ambiental. Mas para que isso possa se concretizar, penso que temos que:
1) ter o entendimento e incentivo dos elos mais fortes da cadeia produtiva, geralmente dominados por grandes empresas, em grande parte multinacionais, pois a produção agropecuária é o elo mais fraco e não tem como tomar essa iniciativa isoladamente;
2) vencer a falta de comprometimento da classe política e de nossos governantes com a necessidade de assegurar o equilíbrio entre a necessidade de produção intensiva de alimentos e a necessidade de preservação ambiental;
3) vencer a desinformação, preconceitos, posições emocionais e ideológicas existentes nos vários segmentos da sociedade, que não permitem o entendimento necessário para que possamos ter um caminho seguro para equilibrar e garantir a sustentabilidade das necessidades de produção intensiva de alimentos e preservação do meio ambiente.
Espero que Deus ilumine a todos os envolvidos na solução dessa questão, para que as dificuldades sejam vencidas e que o futuro de nossos filhos e netos não fique comprometido pela fome e degradação do meio ambiente.
Marcello de Moura Campos Filho"
Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Leitor comenta artigo sobre produção e sustentabilidade
O leitor do MilkPoint Marcello de Moura Campos Filho, Presidente da Leite São Paulo, enviou um comentário ao artigo "<a href="http://www.milkpoint.com.br/?noticiaID=52177&actA=7&areaID=50&secaoID=124"><U>Limites para o crescimento da produção de alimentos: onde começa a sustentabilidade</U></A>". Acesse e leia a carta na íntegra.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.