ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CE: com proprietário dentro da fazenda, produção de leite cresce

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/05/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Nem só más notícias produz este tempo de pandemia do novo coronavírus, e aqui está um exemplo. Por causa dela, os médios e grandes produtores da bacia leiteira de Quixeramobim — a maior do Ceará — estão agora obrigados a permanecer dentro de suas fazendas, vendo com os próprios olhos o que seus vaqueiros fazem no curral, na sua ausência.

"Resultado: a produção do leite aumentou mais ainda", como testemunha o agrônomo José Maria Pimenta, um médio produtor de leite do Sertão Central. "A pandemia deu-me a oportunidade de seguir os conselhos do meu pai, que me ensinou o seguinte: o dono da fazenda vê com os dois olhos, seu filho vê com um só olho e o empregado é quase um cego".

Pimenta revela que, não por acaso, a melhor produção de leite do País está na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde 95% dos produtores residem e trabalham com a família na sua própria fazenda.

José Maria Pimenta afirma que "a vaca responde, na ordenha de cada dia, aos erros cometidos contra ela no pré-parto, no pós-parto e no manejo diário".

É por esta e outras razões que, no Ceará, ao longo dos últimos 10 anos, a produção leiteira, mesmo naqueles de pouca chuva, aumentou. E segue aumentando, mesmo nesta trágica pandemia.

Surpresa

Como a indústria – por causa da pandemia – está paralisada, a agropecuária cearense continua gerando riqueza e boas notícias, a última das quais é a seguinte:

Na Fazenda Terra Nova, do grupo Betânia Lácteos, na Chapada do Apodi, foi plantado numa área de 600 hectares, em parceria com a Agrícola Famosa, sorgo da melhor qualidade.

A colheita, que começou há uma semana, surpreendeu: 32 toneladas por hectare.

Toda essa produção – cultivada em sequeiro, ou seja, só irrigada pela água da chuva – está sendo ensilada para ser vendida, no segundo semestre – época de estio – aos pequenos produtores de leite.

Agora, vem o pulo do gato:

No fim deste mês, nessa mesma área, com o solo revolvido e turbinado por fertilizantes, a Agrícola Famosa começará o plantio de sua safra de melão (a empresa é a maior produtora e exportadora de melão do País).

"Esta é a melhor e mais eficiente maneira de aproveitar o potencial do solo, preservando-o e enriquecendo-o", comenta o agrônomo Zuza de Oliveira, consultor em agropecuária.

Zuza não esconde seu entusiasmo com a disposição dos agropecuaristas do Ceará de investirem na melhor tecnologia para aproveitar as poucas mas muito boas áreas agricultáveis existentes, principalmente, no Leste do Estado e na região do Baixo Acaraú, no Norte.

As informações são do Diário do Nordeste.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures