O Governo do Chile não incorporará o leite às modificações feitas nas regulamentações do país que determinam o funcionamento de bandas de preços para trigo, oleaginosas e também açúcar, não aceitando a solicitação feita pela Federação de Produtores de Leite (Fedeleche) de gerar mecanismos para solucionar as distorções nos preços internacionais do setor.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) refutou o sistema de banda de preços aplicado ao trigo e às oleaginosas, mas o governo chileno, em comum acordo com a indústria privada, incorporou o açúcar a esta iniciativa que será discutida no Congresso a partir de março ou abril. No entanto, o leite ficou de fora.
Solução
O Ministério da Agricultura do Chile informou que os produtos lácteos nunca estiveram sujeitos a este tipo de mecanismo e que, quando a Fedeleche solicitou a denominada Lei do Leite, a resposta do governo foi negativa.
Agora que os produtores de leite chilenos pretendiam aproveitar a reavaliação das bandas de preços, para que o produto pudesse ser considerado nesta discussão, o Ministério da Agricultura mantém sua posição.
O presidente da Fedeleche, Jorge Alamos, explicou que a única alternativa para que o setor leiteiro chileno possa se proteger é determinando tarifas com o objetivo de evitar os subsídios dos preços internacionais.
No entanto, o Ministério da Agricultura do Chile não concorda com isto. Para o ministro Jaime Campos, a solução está principalmente em um acordo entre as indústrias leiteiras e os produtores, que determine um preço justo a ser pago pela matéria-prima.
Exportação
Aproveitando que nos últimos 10 anos o Chile duplicou sua produção de leite e produtos lácteos, o governo do país está buscando inserir o setor dentro do modelo de desenvolvimento exportador. Atualmente, o Chile tem uma cota de 1500 toneladas sem tarifa para exportar para a União Européia (UE), com a entrada em vigência de acordo realizado, e outras 3500 toneladas assim que começar a funcionar o Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos.
Por esta razão, o governo espera convocar uma reunião do setor para março. Nesta reunião, estariam presentes produtores, indústrias e o Ministério da Agricultura e, nesta ocasião, serão divulgadas as conclusões das cinco comissões tripartites que começaram a trabalhar em outubro do ano passado com o objetivo de alcançar um novo ordenamento no setor. Todavia, o ministro Campos deixou claro que a implementação deste programa dependerá exclusivamente da vontade das indústrias e dos produtores.
Fonte: El Mercurio (por Arturo Arriagada), adaptado por Equipe MilkPoint
Leite não terá banda de preços no Chile
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.