Um projeto piloto que combina irrigação de pastagens para o gado leiteiro e pastoreio rotativo está sendo desenvolvido há cinco meses em uma propriedade de Bossoroca, nas Missões (RS). Denominado "Leite Irrigado", a experiência pretende reduzir os custos com a alimentação de vacas e garantir a umidade do pasto em época de estiagem.
Conduzido em parceria entre o Grupo Fockink, de Panambi, e a Elegê Alimentos, o projeto foi apresentado neste mês aos produtores. Introduzindo a irrigação por um pivô central e concentrando o gado em piquetes com pasto novo a cada dia, o criador substitui a suplementação alimentar. Conforme o agrônomo que atua também no departamento de Marketing da Fockink, Victor Cainelli, a técnica propicia diminuição de custos com o corte de mão-de-obra e de ração.
O modelo de produção se espelha na atividade desenvolvida na Nova Zelândia. Segundo Cainelli, pode haver uma queda na produção de leite por animal, que é compensada pela possibilidade de aumentar o número de cabeças por hectare. "O produtor pode aproveitar os espaços pequenos e introduzir mais animais. Essa maneira de produção acaba com o conceito de que é necessário suplementar a alimentação para ter altas produções".
Bossoroca é considerado um dos locais ideais para a implantação da técnica, já que o município está localizado em uma área que sofre com estiagens. Neste verão, apesar do fenômeno El Niño, não choveu durante 18 dias na região. "Quando chega o verão, nossos animais passam fome. Em função disso, passamos a procurar parceiros para encontrar uma solução", disse o técnico da Elegê Alimentos, Délcio Crecenzio.
Cainelli ressaltou que a metodologia pode ser aplicada tanto na pequena como na grande área de criação. O pivô central pode custar de R$ 5 mil a R$ 6 mil por hectare.
De cem animais, do condomínio familiar Santa Clara, que estão no projeto, 70 são matrizes. Segundo o administrador do condomínio, Luiz Fernando Keller, a técnica lhe possibilitou um aumento de rentabilidade de 6% para 30%.
Fonte: Zero Hora/RS (por Silvana de Castro), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.