A campanha “Built With Chocolate Milk” (“construa com leite com chocolate” em tradução livre) é recente e desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Ela traz a campeã da Copa Mundial FIFA, Kelly O’Hara, promovendo o leite com chocolate como um dos alimentos fundamentais para o seu sucesso atlético. A campanha defende o consumo de leite com chocolate como impulsionador do desempenho de atletas, incluindo o jogador da NBA, Kevin Love, e a medalhista de ouro olímpica, Jessica Hardy, que afirmam ter consumido bebidas lácteas adoçadas para um melhor desempenho.
Além dos nomes de atletas famosos, a campanha afirma ser embasada pela ciência, citando mais de 20 estudos que apoiam os benefícios da recuperação com proteína e nutrientes encontrados no leite com chocolate. Em um estudo citado no site da campanha, descobriu-se que ciclistas que consumiram leite com chocolate após um período de exercícios intensos foram capazes de treinar por mais tempo durante um segundo período de exercícios. No estudo, também se comparou o leite com chocolate com bebidas que continham apenas carboidratos.
O fundador e CEO da Feel Good Nutrition, Alec Smith, que é especialista em nutrição esportiva, acredita que o leite com chocolate pode servir como um grande auxílio na recuperação, mas somente para um número seleto de atletas muito ativos. “O que eles afirmam é absolutamente verdadeiro, eu só não acho que é aplicável a todos”, disse Smith. “Se você é um atleta de alta performance, talvez treinando duas vezes por dia, acho que o leite com chocolate é um grande auxiliar da recuperação”. Smith disse que o açúcar do leite com chocolate ajuda a recuperar as energias do atleta pós atividade física, algo que atletas que treinam com menos frequência não necessitam após exercícios moderados.
A maioria dos clientes de Smith pode ser descrita como “atletas de fim de semana”. No caso, eles fazem um esforço para se manterem ativos, mas não estão trabalhando seus músculos ao ponto de exaustão, caso em que o consumo de leite com chocolate seria benéfico para o processo de recuperação, disse ele. Parece que o leite com chocolate está sendo promovido mais frequentemente como uma bebida natural de recuperação esportiva, embora o consumo de leite nos Estados Unidos esteja declinando.
Em seu livro Got Milked?, Alissa Hamilton, Ph.D, visa quebrar o que ela chama de percepção equivocada de que o leite é uma bebida nutritiva. De acordo com Hamilton, o leite tem sido desnecessariamente institucionalizado na dieta norte-americana, com os guias nutricionais do USDA defendendo o consumo de três porções de lácteos por dia. Suas opiniões sobre o leite com chocolate não são muito mais favoráveis. Em sua visão, os benefícios para a saúde de consumir leite com chocolate após exercícios ecoa sua atitude com relação ao leite comum, dizendo que a recuperação física não pode ser remediada com uma bebida com açúcar, como o leite com chocolate. Apesar disso, ela admite que o leite é uma bebida conveniente, o que facilita muito seu consumo em detrimento de outros alimentos.
Quando o Milk Processor Education Program (MilkPEP), do USDA, lançou primeiramente a campanha Bulit With Chocolate Milk, em 2012, a questão da nutrição pós-recuperação era um assunto novo para a média dos atletas competitivos. Após atrair o interesse dos consumidores e reunir pesquisas científicas, o leite com chocolate foi validado como uma bebida de recuperação após a prática de atividades físicas. “Somente os atletas de elite sabiam sobre a nutrição pós-recuperação”, disse a diretora de marketing do MilkPEP, Miranda Abney. A campanha começou com o leite com chocolate sendo a bebida oficial da Equipe Olímpica de Natação dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.
Entretanto, você não necessariamente precisa competir no próximo IronMan para aproveitar os benefícios para a saúde de consumir leite com chocolate após os exercícios - Abney disse que o leite com chocolate é fisicamente útil para todos que fazem atividade física moderada a vigorosa por pelo menos 45 minutos. “O público-alvo é alguém que faz atividades físicas seriamente; alguém que realmente transpira em atividades físicas regularmente”.
A campanha do MilkPEP ajudou a aumentar as vendas de leite com chocolate em 8% no final de 2015, com as vendas devendo aumentar durante o resto do ano, disse ela.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.