Ricota, queijo coalho, mussarela defumada, recheada, doce de leite, borrata e frescal. Não é só mussarela de búfala que os laticínios brasileiros estão produzindo com o leite proveniente dessa raça de animais. São nove laticínios hoje no país que, além de fabricarem a genuína mozzarella di búfala italiana, utilizando apenas leite de búfala em sua composição, descobriram que é possível inovar para ter produtos com características gastronômicas e nutritivas muito especiais.
Esses nove produtores, unidos, fazem parte da comissão do Selo de Pureza 100% Búfalo, da Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB), criada para combater a adulteração da autêntica mussarela de búfala. Segundo os padrões de fabricação dos laticínios na Itália, país de origem da mozzarella, esse tipo de queijo, para ser genuíno e ter a consistência e o sabor desejados, precisa estar livre da adição de leite de vaca ou substâncias químicas branqueadoras que enganam o consumidor.
Os laticínios que têm o direito de exibir o Selo de Pureza 100% Búfalo na embalagem de seus queijos são: Laticínios Bom Destino (MG); Laticínios Búfalo Dourado (SP); Lavera Mozzarella di Búfala (SP); Queijaria Búfalo D'Oeste (SP); De Búfala Almeida Prado (SP); Fábrica de Laticínios Fazenda Santo Anjo Ltda (SP); Agropecuária Alambari Ltda (SP); Laticínio Natal (BA) e Tapuio Agropecuário Ltda. (RN).
Segundo Maria Cecília de Almeida Prado, coordenadora do Selo de Pureza 100% Búfalo, a divulgação sobre a existência do selo é importante, pois impede que fabricantes, com o fim de baratear a produção, levem às prateleiras "falsas mozzarellas di búfala", contendo, em alguns casos, até 80% de leite de vaca. "Esperamos com este programa difundir cada vez mais a bubalinocultura no Brasil e no mundo, divulgando os produtos fabricados com puro leite de búfala, bem como garantindo aos consumidores um produto puro, sem mistura", afirma.
Para este ano estão marcados para 12 a 14 de agosto, em Belo Horizonte, o 5º Simpósio de Criadores de Búfalos das Américas e o 4º Simpósio Euro-Americano de Criadores de Bufalos. Para mais informações sobre os laticínios que têm o Selo de Pureza 100% búfalo acesse: www.bufalo.com.br.
As informações são do jornal Estado de Minas, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Laticínios obtêm selo de pureza para queijos de búfala
Ricota, queijo coalho, mussarela defumada, recheada, doce de leite, borrata e frescal. Não é só mussarela de búfala que os laticínios brasileiros estão produzindo com o leite proveniente dessa raça de animais. São nove laticínios hoje no país que, além de fabricarem a genuína mozzarella di búfala italiana, descobriram que é possível inovar para ter produtos com características gastronômicas e nutritivas muito especiais.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.