ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mudanças na dieta de vacas podem gerar leite e derivados que diminuem risco de doenças cardíacas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1

Os produtos lácteos com baixo teor de gorduras saturadas demonstraram proporcionar maiores benefícios à saúde do que as dietas lácteas convencionais com alto teor de gordura. A modificação de produtos por meio de nutrição animal pode ser uma solução viável no futuro.

Um novo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition este mês analisou o consumo de dietas lácteas com alto e baixo teor de gordura em adultos britânicos. As diretrizes gerais de saúde estipulam que muita gordura faz mal à saúde cardiovascular e a pesquisa confirmou isso com uma lente láctea.

Depois de estudar 54 adultos e seu consumo de diferentes tipos de leite, manteiga e queijo por 12 semanas, os cientistas concluíram que seus níveis de colesterol ruim foram melhorados ao consumir produtos com baixo teor de gordura.

Após o consumo desse produtos, os envolvidos mantiveram os níveis de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), enquanto esses mesmos níveis aumentaram 5,5% com o consumo de leite convencional. O leite modificado também melhorou a saúde dos vasos sanguíneos.

Alguns dos laticínios modificados foram obtidos complementando as dietas das vacas leiteiras com óleos vegetais ou sementes oleaginosas. Isso enriqueceu o produto final com ácidos graxos monoinsaturados.

O estudo disse que novas inovações em nutrição animal como essa poderiam ser uma estratégia de reformulação viável para a indústria de laticínios limitar a entrada de ácidos graxos saturados (SFA) na cadeia alimentar, sem remover os aspectos benéficos do consumo de laticínios.

"Os resultados de nosso estudo indicam que uma dieta rica em gordura e com muitos laticínios, incluindo laticínios convencionais, levou a um aumento nas concentrações de colesterol, o que foi atenuado pelo consumo de produtos lácteos com ácidos graxos modificados", disseram os cientistas. “A modificação de ácidos graxos em produtos lácteos pode ser uma estratégia de saúde pública voltada para a redução do risco de doenças cardiovasculares".

O estudo foi o primeiro a usar a reformulação baseada na agricultura para investigar o impacto do leite UHT, enriquecido com ácidos graxos monoinsaturados (MUFA) e reduzido em SFA, queijo cheddar e manteiga nos resultados de risco de doenças cardiovasculares. A Arla Foods UK forneceu os produtos lácteos de controle, que tinham composição de ácidos graxos típica.

No entanto, estudos anteriores pretendiam descobrir que não há ligação entre o consumo de qualquer laticínio e um risco aumentado de doenças cardiovasculares. Em 2018, a Sociedade Europeia de Cardiologia disse que não há evidências consistentes de que o consumo de laticínios em excesso leve a problemas de saúde. Eles recomendaram que as autoridades globais de saúde pública revisassem as diretrizes sobre isso, para refletir pesquisas consistentes e para uma melhor educação pública.

Em 2019, o American Journal of Clinical Nutrition publicou uma pesquisa que constatou que o consumo diário de produtos lácteos reduz a pressão arterial (PA), graças à alta ingestão de cálcio. Em adultos com excesso de peso, uma dieta rica em laticínios resultou em menor pressão arterial. Os pesquisadores disseram: “O presente estudo introduz os laticínios como um possível alimento que pode contribuir para a redução da pressão arterial. Os laticínios podem, portanto, contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares.”

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures