Laércio Barbosa, Diretor Comercial da Usina de Laticínios Jussara S.A.

Laércio Barbosa é graduado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp e MBA em Administração de Empresas pela USP/FEA-RP. Sócio da Usina de Laticínios Jussara S.A., onde atua há 25 anos, atualmente como diretor comercial.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Figura 1

Laércio Barbosa

Laércio Barbosa é graduado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp e MBA em Administração de Empresas pela USP/FEA-RP. Sócio da Usina de Laticínios Jussara S.A., onde atua há 25 anos, atualmente como diretor comercial.


Laércio Barbosa é graduado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp e MBA em Administração de Empresas pela USP/FEA-RP. Sócio da Usina de Laticínios Jussara S.A., onde atua há 25 anos, atualmente como diretor comercial. Participante de várias entidades e associações de classe, sendo vice-presidente da ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida), vice-presidente do Sindleite-SP (Sindicato da Industria de Laticínios de São Paulo), diretor estadual do CIESP e diretor do Deagro/FIESP (Departamento de Agronegócio da Fiesp).

MKP: Descrição da atuação profissional

Diretor Comercial da Usina de Laticínios Jussara S.A., membro da segunda geração desta empresa familiar fundada em 1954, atualmente com 3 unidades industriais (Patrocínio Paulista/SP, Pedregulho/SP e Araxá/MG) e atuação nos estados de SP e MG. A empresa processa 700 mil litros por dia, captando leite de 2.000 produtores rurais, produzindo leite longa vida, queijos, creme de leite, achocolatado e leite pasteurizado.

MKP: Quais são as principais dificuldades que você tem na atividade?

Grandes oscilações de mercado, de preços e quantidades produzidas, devido à falta de uma política de planejamento de produção e de formação de estoques.

MKP: O que está melhorando no setor?

Avaliando no longo prazo, isto é, nos últimos 10-20 anos, vimos uma melhora significativa em quase todos os aspectos de nosso setor, principalmente se falarmos em produtividade, qualidade, conscientização do consumidor, etc. No entanto, em minha opinião, a melhoria de maior impacto é a informação, que hoje é muito mais rápida, disponível, abrangente e precisa.

MKP: O que acha que falta no setor?

União e planejamento.

Quando o preço do leite ao produtor estava bom, ninguém reclamava faltar nada para o setor, todos estavam felizes e o Brasil era o país do futuro na produção de leite. Com a queda do preço, ninguém mais se entende: é guerra do produtor com a indústria, da indústria com o varejo, de todos contra o governo. Precisamos de uma visão de que a solução somente poderá vir da ação conjunta de todos os participantes da cadeia produtiva láctea. É ingenuidade achar que algum elo sozinho pode resolver todo o problema do setor, seja ele o produtor, a indústria, o varejo ou o governo.

Precisamos usar toda a informação que hoje temos disponível para um planejamento de longo prazo, com comprometimentos de parte a parte.

MKP: Qual personalidade admira no setor?

No setor produtivo, respeito e admiro a família Jank, pelo profissionalismo, dedicação, coragem e ousadia.

MKP: Dica de sucesso ou frase preferida

Não sei se existe uma fórmula para o sucesso, mas aprendemos desde cedo em nossa família que o sucesso é consequência do trabalho, persistência e visão de longo prazo.

Uma frase que ilustra isso é "O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."

MKP: Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais?

Sempre que possível, acesso a parte de notícias e análises de mercado do Giro Lácteo e Panorama de Mercado. Gosto também da seção Marketing do Leite, que mostra ações interessantes do mundo todo e das Cartas do Leitor, que é um verdadeiro fórum de debates sobre os temas e problemas do setor.

MKP: Como o MilkPoint lhe auxilia no dia-a-dia?

Mantendo-me informado sobre o setor lácteo, fornecendo um completo panorama do mercado, além de permitir uma aferição instantânea da "temperatura" do setor, pela repercussão e discussão dos temas mais polêmicos.
Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Siriano Madalosso Junior
SIRIANO MADALOSSO JUNIOR

EM 26/04/2021

Boa tarde Diretor. Gostaria de oferecer-lhe uma planta no Rio Grande do Sul. Meu contato é 051997555076
051982332897
7madalosso@gmail.com
RÔNEI CARRIJO
RÔNEI CARRIJO

FRANCA - SÃO PAULO

EM 05/12/2013

Falar da Usina de Laticinios Jussara, é fácil... honestidade, competência, e seriedade, grande parceira.



Parabéns a todos que direta ou indiretamente, estão ligados ao desenvolvimento dessa grande indústria



Abraço a todos.


UBIRATÃ MARQUES
UBIRATÃ MARQUES

PATROCÍNIO PAULISTA - SÃO PAULO

EM 12/03/2013

Quando falamos da industria jussara, podemos falar em progresso para patrocínio paulista e cidades vizinhas, é a empresa que mais dá oportunidades para jovens e até para velhos, conheço muitos jovens que tiveram ai seu primeiro emprego, e pessoas que com idade avançada não conseguiam mais arranjar trabalho e através da jussara, conseguiram trabalhar e hoje já até se aposentaram.....é disso que Patrocínio Paulista está precisando de emprego e esta industria já está fazendo a parte dela a muitos anos... portanto parabéns a Jussara....
Laércio Barbosa
LAÉRCIO BARBOSA

PATROCÍNIO PAULISTA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/02/2009

Prezado Sr. Dagoberto Mariano Cesar,

Nossa área de captação situa-se em um raio de 300 km de nossas fábricas, compreendendo as regiões Norte e Nordeste do estado de SP, além das regiões do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba, em MG.
Por questões de custo e logística, a captação em distancias maiores somente se viabiliza com volumes diários em torno de 50 mil litros de leite por dia.

Caso haja interesse em maiores esclarecimentos, favor entrar em contato com nosso gerente de captação, Sr. Eduardo Nascimento, pelo email: sap@leitejussara.com.br

Desde já agradecemos o contato,
Atenciosamente,
Laércio Barbosa
Dagoberto Mariano Cesar
DAGOBERTO MARIANO CESAR

ITAPEVA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/02/2009

Gostaria de saber qual é o raio de captação de leite pela Jussara e se ha interesse em ampliar esse leque .
Dagoberto
José Adolfo de Andrade
JOSÉ ADOLFO DE ANDRADE

PATROCÍNIO PAULISTA - SÃO PAULO

EM 13/02/2009

Convivo profissionalmente com o Laercio Barbosa há mais de 20 anos e posso testemunhar o quanto o referido empresario tem contribuido para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, não só como empresário, mas como colaborador nas entidades de classe que participa. Parabéns.
Qual a sua dúvida hoje?