Os fabricantes de chocolate não trabalham com perspectiva de crise para esta Páscoa, principal data festiva para o setor. De acordo com estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), serão comercializados 113 milhões de ovos de Páscoa, 12% mais que em 2008. O faturamento no período deve alcançar R$ 828 milhões, alta de 7,9%. Em volume, a alta deve ser de 4,8%, para 24 mil toneladas.
Nem mesmo os preços dos ovos, que estarão 8% mais altos em média, serão impeditivos para o setor crescer. "Estamos monitorando a crise, mas segundo cálculos da Nielsen (dados bimestrais), o mercado de chocolates cresceu, em dezembro de 2008 e janeiro de 2009, 5% em volume e 11% em valor", disse Luis Felipe Rego, diretor da unidade de chocolates da Nestlé e vice-presidente de comunicação da Abicab.
O reajuste, acima dos cerca de 4% praticados pela indústria no ano passado, é insuficiente para cobrir o aumento dos custos enfrentados entre julho e dezembro de 2008, quando acontece a produção. Entre julho e dezembro do ano passado, o cacau passou de US$ 1,931 mil para US$ 2,437 mil a toneladas, alta de 26,2%. Além disso, o açúcar teve um reajuste de 27% na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F).
Segundo Rego, da Nestlé, a empresa não precisou reduzir as margens de lucro, mas fez um esforço grande para repassar apenas 8%. A expectativa da empresa, que também possui a marca Garoto, é crescer em linha com o mercado, 5% em volume. Para Eduardo Nigro, diretor da unidade de chocolates da Kraft Foods, da marca Lacta, a empresa começou a planejar a Páscoa há 18 meses e não acredita que a crise deve afetar os resultados da empresa, que, segundo ele, possui 36% de participação nas vendas de ovos de Páscoa. "Com a crise, as pessoas vão apostar em marcas que confiam", disse, sem revelar se as margens da empresa foram afetadas. A empresa pretende comercializar 21 milhões de ovos este ano, mesmo volume comercializado em 2008.
A matéria é de Wilson Gotardello Filho, publicada na Gazeta Mercantil, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Indústria de chocolate: alta de 8% nas vendas de Páscoa
Os fabricantes de chocolate não trabalham com perspectiva de crise para esta Páscoa, principal data festiva para o setor. De acordo com estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), serão comercializados 113 milhões de ovos de Páscoa, 12% mais que em 2008. O faturamento no período deve alcançar R$ 828 milhões, alta de 7,9%. Em volume, a alta deve ser de 4,8%, para 24 mil toneladas.
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