ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Índia: previsões para a indústria de lácteos em 2023

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/12/2022

3 MIN DE LEITURA

0
1

De acordo com as Nações Unidas, até 2027 a Índia deverá ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo. O consumo per capita de leite da Índia, de 427 gramas por dia, já excede a média mundial, de 305 gramas por dia.

Um importante direcionador do consumo de leite fluido é a demografia. Cerca de um terço da população do país tem menos de 14 anos, um grupo etário inclinado a consumir maiores quantidades de leite. A crescente população da Índia, juntamente com a rápida urbanização e melhores rendas, estão impulsionando a demanda por leite e produtos lácteos.
 

Produção de leite

As previsões do Foreign Agricultural Services (FAS) New Delhi, do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), são de que a produção de leite fluido da Índia em 2023 aumentará em quase 2%, para 207 milhões de toneladas, considerando uma estação normal de monção no sudoeste do país (junho a setembro).

Aproximadamente 500 milhões de indianos dependem da criação de gado. A maioria são produtores de pequena escala, marginais, com 95% dos produtores de leite da Índia tendo rebanhos com apenas um a cinco animais.

As maiores fazendas leiteiras possuem cerca de 50 animais ou mais. Aproximadamente 46% do leite produzido é consumido ou pelo próprio produtor ou vendido em áreas rurais que não produzem leite, enquanto 54% da produção de leite é comercializada através de cooperativas leiteiras e/ou empresas não organizadas.

A produção de gado leiteiro é amplamente concentrada em poucos estados. Os três estados indianos de West Bengal, Uttar Pradesh e Madhya Pradesh são responsáveis por cerca de 30% do número de gado leiteiro do país. Porém, apenas cinco estados são responsáveis por mais da metade do consumo de produtos lácteos do país: Uttar Pradesh (19%), Rajasthan (9%), Gujarat (8%), Maharashtra (7%) e Bihar (7%).
 

Leite de búfala

Os pequenos produtores de leite da Índia preferem os búfalos, que produzem leite com um maior teor de gordura (7-8%) e são mais bem adaptados às condições climáticas da Índia.

O leite de búfala se beneficia de maiores preços de mercado, à medida que o preço do leite é baseado no teor de gordura e sólidos não gordurosos.

Cerca de 49% da produção de leite da Índia vem de búfalos domésticos. A maioria das fábricas de laticínios privadas ou cooperativas não separa os sistemas de coleta de leite de vaca ou de búfala. Sendo assim, os produtos de leite embalados são, em sua maioria, uma mistura dos dois leites e somente poucos processadores vendem leite de vaca puro.
 

Importações

Historicamente, a Índia tem importado quantidades limitadas de leite em pó e manteiga. Os dados de comércio de janeiro a agosto de 2022 indicam que as importações de leite em pó desnatado e de manteiga foram de apenas 238 toneladas, com 162 toneladas de leite em pó desnatado e cerca de 76 toneladas de manteiga (com um valor combinado de US$ 1,4 milhão).

Os principais produtos lácteos importados pela Índia incluem albumina (como concentrados de duas ou mais proteínas do soro do leite), lactose e xarope de lactose, preparação para alimentos infantis, caseína, sorvete e queijo.

EUA, França, Tailândia, Cingapura, Nova Zelândia e Holanda são os principais fornecedores da Índia. Os EUA são o maior fornecedor de albumina lácteos para a Índia, enquanto EUA e Holanda são os maiores fornecedores de caseína e seus derivados. A Itália, por sua vez, exporta queijos.

As importações de lactose e soro de leite para uso em alimentos precisam cumprir com todos os requerimentos de importação veterinários da Índia.

A Índia insiste, devido a questões religiosas e culturais, que todas as importações de produtos lácteos sejam derivadas de animais que nunca tenham sido alimentados com nenhum alimento animal produzido a partir de órgãos internos, farinha de sangue ou tecidos de ruminantes.

A partir de novembro de 2022, todo o leite e produtos lácteos importados pela Índia precisam ser acompanhados de um certificado sanitário emitido pelo país exportador certificando o cumprimento desta regulamentação. 

Para reduzir as importações, o Plano de Ação Nacional para o Desenvolvimento da Indústria de Lácteos do governo da Índia visa aumentar a produção organizada de leite dos atuais 20-21% para 50% até 2023-2024.

A produção de leite por cooperativas deverá aumentar de 10% a 20% e o setor privado de 10% para 30%. Se essas metas forem alcançadas, isso dará aos produtores de leite indianos um maior acesso ao setor de processamento de leite organizado e, consequentemente, a maiores rendas. 

As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures