Importação de soro preocupa o setor
Enquanto as importações brasileiras de lácteos da Argentina começaram a registrar queda em valores, da ordem de 49,25% em fevereiro ante o mês anterior, o segmento agora enfrenta problemas com a importação de soro que está aumentando a cada ano. Segundo o presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Eduardo Dessimoni, em 2007 foram importadas 29,4 milhões de toneladas e no ano seguinte a alta foi superior a 9 milhões de toneladas de soro.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo o dirigente, essa importação preocupa o segmento de lácteos uma vez que o soro é um excedente danoso ao mercado e, se continuar crescente, poderá trazer sérios problemas, alertou. "Estamos utilizando soro importado enquanto que as empresas têm que se desfazer deste produto. O questionamento se dá com relação à utilização deste excedente, uma vez que uma parte é utilizada apenas no mercado de sorvetes e confeitaria", questionou.
Para cada quilo de queijo que é produzido, gera um resíduo de 10 litros de soro, explicou Dessimoni. Segundo ele, para enfrentar essa situação são necessárias medidas emergenciais para inibir a utilização de soro, uma vez que no segmento de lácteos pode ser utilizado também para fraudar o leite. "Hoje, as indústrias não têm o que fazer com o produto e estão pagando, em muitos casos, a produtores para utilizar o produto na alimentação animal", afirmou.
"Até o momento não houve nenhuma ação por parte do segmento, uma vez que, qualquer solução depende de ações governamentais. Neste momento, o governo tem que estar preparado para tomar providências. Pois, quando existem importações danosas, o mercado interno paga o preço", alertou o dirigente.
Segundo Dessimoni, se não houver inibição deste tipo de comercialização, as importações continuarão crescendo e encontrando a porta aberta para encaminhar este produto para o Brasil. "É um cenário sério que demanda atenção das autoridades. Essas importações crescentes de soro poderão afetar muito o segmento de lácteos brasileiro", advertiu o dirigente.
A matéria é de Rodrigo Moinhos, publicada no Diário do Comércio/MG, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/03/2009
POMPÉU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/03/2009
Vão me desculpar os que negam isso, porque eu posso ter nome de bobo (produtor de leite), mas bobo eu não sou.

EUGENÓPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 13/03/2009
LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 13/03/2009

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/03/2009
Mas... a mídia já esqueceu da fraude do ano passado e a farra continua, enquanto baixos preços são praticados sob o pretexto de "alta produção e baixa demanda".