Em comparação ao mês de março, houve um crescimento de 10,4% na confiança do produtor de leite em seu negócio. Como acontece na análise do Consumer Confidence Index, o importante índice de confiança norte-americano no qual baseamos o nosso, variações acima de 5% podem ser consideradas significativas.
Gráfico 1. Evolução do Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P) e Preços ao Produtor (Cepea-Esalq/USP).
Esse aumento da confiança em um mês, mesmo acompanhado de expressivo aumento dos custos de produção, é um possível indicativo de que os preços recebidos têm compensado os custos e de que as margens foram mais atrativas em abril do que em março.
Essa suposição precisaria ainda do embasamento de dados de custo de produção, por exemplo, da Embrapa. O que observamos, contudo, em nossa estimativa de receita é de que o preço do leite exerce maior influência na rentabilidade do que os custos de produção e talvez seja essa uma das razões do aumento da confiança do produtor. No caso em março, houve aumento, mas não expressivo a ponto de superar as altas dos custos.
Você concorda, acredita que o aumento do preço do leite tem compensando o aumento dos custos? Ou as altas dos insumos, mão-de-obra e gasolina têm sido superiores ao aumento do preço ao produtor?
Deixe sua opinião utilizando o Box de comentários abaixo e responda nosso Índice de Confiança de Produção de Maio/11.