ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ICM-P: preços melhores puxam confiança do produtor

POR RODOLFO TRAMONTINA DE OLIVEIRA E CASTRO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/05/2011

1 MIN DE LEITURA

4
0
Acompanhando tendência de alta dos preços ao produtor, o Índice de Confiança MilkPoint - Produção, ou a confiança do produtor de leite, apresentou expressiva melhora em abril.

Em comparação ao mês de março, houve um crescimento de 10,4% na confiança do produtor de leite em seu negócio. Como acontece na análise do Consumer Confidence Index, o importante índice de confiança norte-americano no qual baseamos o nosso, variações acima de 5% podem ser consideradas significativas.

Gráfico 1. Evolução do Índice de Confiança MilkPoint - Produção (ICM-P) e Preços ao Produtor (Cepea-Esalq/USP).


Esse aumento da confiança em um mês, mesmo acompanhado de expressivo aumento dos custos de produção, é um possível indicativo de que os preços recebidos têm compensado os custos e de que as margens foram mais atrativas em abril do que em março.

Essa suposição precisaria ainda do embasamento de dados de custo de produção, por exemplo, da Embrapa. O que observamos, contudo, em nossa estimativa de receita é de que o preço do leite exerce maior influência na rentabilidade do que os custos de produção e talvez seja essa uma das razões do aumento da confiança do produtor. No caso em março, houve aumento, mas não expressivo a ponto de superar as altas dos custos.

Você concorda, acredita que o aumento do preço do leite tem compensando o aumento dos custos? Ou as altas dos insumos, mão-de-obra e gasolina têm sido superiores ao aumento do preço ao produtor?

Deixe sua opinião utilizando o Box de comentários abaixo e responda nosso Índice de Confiança de Produção de Maio/11.

RODOLFO TRAMONTINA DE OLIVEIRA E CASTRO

Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"-USP, e Analista de Mercado do MilkPoint.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RAIMUNDO SAUER

UNAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/05/2011

Bom dia, na minha opiniao este indice do mes anteror seja um reflexo das pastagens ainda verdes. A  partir do dia 15 de maio provavelmente vai haver mudanças no entusiasmo dos companheiros.O custo da raçao nao baixou e na minha opiniao nao deve baixar nos proximos 60 dias. O preço do leite ,sera que ficara estavel???



Um abraço para todos os produtores de leite.
JOSÉ OTON PRATA DE CASTRO

DIVINO DAS LARANJEIRAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 24/05/2011

Simplesmente o preço do leite sobe de escada. Todos os demais, de elevador. Isto é uma

VERGONHA...
NELSON JESUS SABOIA RIBAS

GUARACI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/05/2011

A Pâmela esta certa, o produtor na sua maioria não sabe a quanto produs o seu leite, quando o preço melhora ele fica satisfeito com o aumento da sua renda, e mais uma vez se ilude no faz de conta de que o negócio é rentável. ~Com os pés no chão não da para aumentar a confiança no negócio só baseado em aumento de preço do leite, ha que se analisar no todo. No sistema de caixa o negócio se sustenta, produção do leite   descarte de vacas   bezerros, mas na real o produtor empobrece, perda de  infraestrutura e esgotamento das terras. Médio produtor tem pouca viabilidade.
PAMELA CRIVELLARI VIANA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

EM 04/05/2011

Boa noite, Rodolfo.



Não concordo que a confiança do produtor tenha aumentado porque o preço do leite aumentou e, desta maneira, compensou o custo de produção de seu leite. A maioria não tem controle de seus custos. Acredito, sim, que tenha aumentado a confiança porque houve aumento de sua renda e, provavelmente, ele tenha conseguido bancar seus custos diretos.
MilkPoint AgriPoint