ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE: alta de 1,4% na captação de leite para o 1º tri de 2020

POR MARCELA MORELLI

E LUIGI CRIVELARO BEZZON

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/05/2020

1 MIN DE LEITURA

0
3

Os dados prévios, da Pesquisa Trimestral do Leite para o primeiro trimestre de 2020, divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (14/05) apontam um aumento de 1,4% na captação de leite cru resfriado, em relação ao primeiro trimestre de 2019, como mostra o Gráfico 1. Os 6,3 bilhões de litros de leite captados nos primeiros três meses de 2020 são 5,2% inferiores ao volume total adquirido no último trimestre de 2019.

Gráfico 1. Captação formal: variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior

IBGE captação de leite primeiro trimestre de 2020
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE. 

Vale ressaltar que 2020 é ano bissexto e a captação em fevereiro mudou bastante de 2019 para 2020, com aumento de 4,5% este ano. Corrigindo esta variação para 28 dias, o aumento de fevereiro passa a +0,9%, refletindo mais claramente a realidade de mercado que tem sido observada.

No entanto, apesar do aumento em relação a 2019, é possível observar uma desaceleração no crescimento dos volumes de captação ao longo do trimestre e, em março, o número de 2020 já é 0,6% menor que no mesmo mês de 2019. O primeiro trimestre de 2020 foi marcado por aumento nos custos de produção, instabilidades climáticas e redução nos volumes de chuvas em importantes regiões produtoras, o que limitou o crescimento da produção de leite.

O aumento dos custos de produção, influenciado principalmente pelo aumento dos preços dos grãos, tem exercido influência direta na redução da rentabilidade dos produtores ao longo do primeiro trimestre de 2020. O indicador de Receita Menos Custo de Ração, calculado pelo MilkPoint Mercado, foi 11% mais baixo no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, como mostra o gráfico 2. A redução da rentabilidade impacta em menor produção e, consequentemente, menor captação pelas indústrias.

Gráfico 2. Evolução do indicador Receita Menos Custo da Ração (RMCR). 

receita menos custo de ração produção de leite 2020
Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do DERAL/SEAB/PR e do Cepea.

milkpoint mercado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint