Helvécio Vaz OliveiraHelvécio Vaz Oliveira é Médico Veterinário, Doutor em Ciência Animal e professor da FEAD - Centro de Gestão Empreendedora, em Belo Horizonte. É consultor em agronegócios desde 1988. Produtor de pastagens, já foi produtor de leite e corte, hoje faz parcerias em recria de corte e leite. |
Helvécio Vaz Oliveira, Médico Veterinário, Doutor em Ciência Animal, professor da FEAD - Centro de Gestão Empreendedora, em Belo Horizonte, nos cursos on line Gestão e projetos em bovinocultura de leite explorada em pastagens e Tópicos especiais em bovinocultura de corte. É consultor em agronegócios desde 1988. Produtor de pastagens, já foi produtor de leite e corte, hoje faz parcerias em recria de corte e leite.
MKP: Como é a sua propriedade leiteira?
Trabalhamos coom sistemas rotacionados sem uso de adubos, Capins Tangola, Andropogon, Humidícula, B. brizantha e decumbens, no norte de Minas Gerais e na Zona da Mata.
MKP: Quais são as principais dificuldades que você tem na atividade?
Creio que as minhas são menores que os demais nas mesmas: preço de leite, concentrados, etc. Trabalhamos exclusivamente a pasto, com minerais feitos conforme análise de fazenda. A gestão ineficiente e a cartelização da indústria é evidente. Precisa-se de alguma intrevenção. A crise atual prova que o mercado é incapaz de se autorregular.
MKP: O que está melhorando no setor?
Os sustos que a turma vem levando têm deixado pouca alternativa para quem não trabalha a pasto. A migração para esta alternativa é uma grande saída.
MKP: O que acha que falta no setor?
Representatividade compromissada, capaz de atuar multidisciplinarmente.
MKP: Qual personalidade admira no setor?
O produtor Rural que levanta todo dia e tem de se virar de qualquer jeito; e se vira. Temos bons nomes no nível técnico. Falta uma política de fomentos a implantação de sistemas a pasto.
MKP: Qual empresa admira no setor?
Nenhuma, todas têm expoliado o produtor e descontado sobre ele sua ineficiencia admininstrativa.
MKP: Dica de sucesso ou frase preferida:
"Deus sempre perdoa, o homem às vezes, a natureza nunca" - recado pra quem vai trabalhar a pasto - estude antes, faça um projeto, é mais difícil do que parece.
MKP: Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais?
Notícias e classificados. Também participo de alguns fóruns.
Como o MilkPoint lhe auxilia no dia-a-dia?
Com as atualidades - gostaria de ver mais notícias de Minas.
