Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Fazendas leiteira grande garantem o bem-estar animal

Uma pesquisa com dados de 3.085 fazendas leiteiras alemãs conclui que as fazendas leiteiras maiores não estão associadas a um pior bem estar animal. Leia!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 01/03/2024 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3

Uma pesquisa com dados de 3.085 fazendas leiteiras alemãs contendo 376.415 vacas conclui que as fazendas leiteiras maiores não estão associadas a um pior bem-estar animal, como tem sido por vezes criticado no debate público.

O principal objetivo do estudo foi investigar a relação entre o bem-estar animal e o tamanho do rebanho em fazendas leiteiras alemãs. A amostra analisada representou a grande diversidade de tipos de fazendas leiteiras da Alemanha, quarto maior produtor de leite do mundo, abrangendo assim uma ampla gama de tamanhos: de 7 a 2.900 vacas, com tamanho médio de 122 vacas.
 
Das fazendas analisada, 98% eram convencionais e 2% ecológicas. Do total, 93% eram especializados na produção leiteira. Da mesma forma, o tamanho médio das fazendas era de 141 hectares, dos quais 73% eram pastagens, com 55% das fazendas com vacas a pasto. Como parte de um projeto mais amplo sobre a sustentabilidade das fazendas leiteiras, foi desenvolvido um Índice de Bem-estar Animal (IAW) em estreita colaboração com especialistas de toda a cadeia de valor do setor leiteiro, desde cientistas especializados no bem-estar dos animais de produção, até agricultores e profissionais do setor lácteo.
 

Este índice analisa as instalações, alimentação, saúde, comportamento, fome e sede, desconforto e dor, possíveis lesões ou doenças, liberdade de movimento, acesso a estímulos climáticos externos, tipo de baia e piso, áreas de descanso e bebedouros, entre outros aspectos.

Continua depois da publicidade O futuro do campo Cresce com a gente!

Os resultados mostraram que as propriedades maiores obtiveram melhor Índice de Bem-Estar Animal do que as menores. E, embora o efeito do tamanho tenha sido pequeno, o resultado contrasta com a crença generalizada de que fazendas maiores oferecem pior bem-estar animal. 

Em todos os tipos de rebanho foi encontrada uma grande variabilidade no índice de bem-estar animal entre eles, portanto o tamanho do rebanho não é o único fator que afeta os níveis de bem-estar animal nas fazendas. O conhecimento, manejo do agricultor e a quantidade de tempo dedicado aos animais também influenciam positivamente o bem-estar animal.

Mesmo que, em média, as fazendas com free stall tenham alcançado um índice de bem-estar animal superior ao das fazendas com alojamento fixo, a variabilidade nos valores do índice de bem-estar animal mostrou que tanto valores altos como baixos desse índice podem ser alcançados, independentemente do sistema de criação. Isto se explica porque certos indicadores, como o espaço de descanso por vaca, são independentes do sistema de alojamento e podem substituir outros fatores.

Além disso, o estudo detectou uma grande variação no índice de bem-estar animal entre rebanhos de todas as classes de tamanho, com maiores diferenças dentro das mesmas regiões geográficas do que entre elas, e a variação também foi evidente em rebanhos do mesmo tamanho.

Estes resultados reforçam a evidência de que o tamanho do rebanho tem pouco efeito nos níveis de bem-estar animal específicos da fazenda e que o bem-estar animal pode ser melhorado tanto nas pequenas como nas médias produções leiteiras. 

Portanto, os debates públicos e as decisões políticas sobre o bem-estar animal devem considerar as restrições impostas politicamente ao tamanho dos rebanhos como merecendo menos atenção e, em vez disso, colocar mais ênfase na implementação de medidas de bem-estar animal em todas as produções.

As informações são do Todo Lecheria, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3
O futuro do campo Cresce com a gente!

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

05/05/2026

Comissão aprova projeto que proíbe venda de leite em pó importado reconstituído como leite líquido

29/04/2026

Conseleite/PR divulga projeção do valor de referência do leite a ser pago em maio/26

30/04/2026

Preço do leite sobe 10,5% em março com oferta restrita, aponta Cepea

05/05/2026

Uruguai leva à OMC questionamento sobre investigação de dumping do Brasil em lácteos

27/04/2026

RS: fábrica da antiga Cosulati será reativada em até um ano e meio

30/04/2026

Top 100 2026: confinamento avança e raça Holandesa lidera nas maiores fazendas leiteiras

BI
Dia 0 do protocolo de IATF!

Destaques de hoje

Lácteos registram queda nas importações e nas exportações em abril
Panorama de Mercado

Lácteos registram queda nas importações e nas exportações em abril

Danilo Zorzan, da Tetra Pak: "empresas que sobrevivem se reinventam em ciclos cada vez mais curtos"
Indústria de laticínios

Danilo Zorzan, da Tetra Pak: "empresas que sobrevivem se reinventam em ciclos cada vez mais curtos"

Colostro como terapia: recuperação mais rápida e melhor crescimento em bezerras com diarreia
Viviani Gomes

Colostro como terapia: recuperação mais rápida e melhor crescimento em bezerras com diarreia

Inmet emite alerta de tempestades: ciclone extratropical chega ao sul do país hoje
Giro de Notícias

Inmet emite alerta de tempestades: ciclone extratropical chega ao sul do país hoje

Comissão debate criação de fundo para a cadeia produtiva do leite
Giro de Notícias

Comissão debate criação de fundo para a cadeia produtiva do leite

O avanço da concentração de leite no Brasil e a força dos Top 100 produtores
Giro de Notícias

O avanço da concentração de leite no Brasil e a força dos Top 100 produtores

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?