ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Caso Amazônia: acordo UE-Mercosul ameaçado, fatos e fakes sobre as queimadas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/08/2019

6 MIN DE LEITURA

1
2

O governo francês disse nesta sexta-feira (23) que o presidente Jair Bolsonaro mentiu ao assumir compromissos em defesa do ambiente na cúpula do G20, em junho, e que isso inviabiliza a ratificação do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, concluído no mesmo mês. A Irlanda também afirmou que vai bloquear a implantação do pacto caso o governo brasileiro não atue para combater os incêndios em curso na Amazônia.

"Não há nenhuma chance de votarmos a favor se o Brasil não honrar seus compromissos ambientais", escreveu o primeiro-ministro Leo Varadkar, em comunicado divulgado no fim da noite de quinta (22).

O governo do Reino Unido declarou-se na sexta "profundamente preocupado" com o aumento das queimadas e com o "impacto da perda trágica destes habitats preciosos", nas palavras de uma porta-voz. Firmado no fim de junho após 20 anos de negociações, o termo de cooperação comercial prevê eliminar, em um horizonte de 15 anos, mais de 90% das tarifas praticadas hoje nas transações de mercadorias entre os dois blocos.  

Além da resistência de produtores agrícolas (sobretudo na França e na Irlanda), a parceria foi alvo de críticas de ambientalistas, que ressaltavam a fragilização dos organismos de monitoramento e combate ao desmatamento sob o governo Jair Bolsonaro.

Horas após a assinatura do pacto, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que obtivera do Brasil a garantia de que o país não deixaria o Acordo de Paris sobre a mudança climática (2015), que fixa metas para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. No comunicado de quinta-feira, Varadkar declarou-se "muito preocupado" com a disparada das notificações de queimada na Amazônia (84% a mais de janeiro a 21 de agosto do que no mesmo período de 2018)

"Os esforços do presidente para culpar ONGs de defesa do ambiente pelo fogo são orwellianos", afirmou o primeiro-ministro, aludindo ao escritor inglês George Orwell (1903-50) e à sua denúncia insistente de totalitarismos. "A declaração dele [Bolsonaro] de que o Brasil permanecerá no acordo do clima 'por enquanto' deixa a Europa de antena ligada."

O pacto Mercosul-UE ainda precisa passar pelo crivo dos chefes de Estado e governo europeus, antes de ser submetido ao Legislativo de cada integrante do bloco e ao Parlamento Europeu. O processo deve levar ao menos mais dois anos.  "Ao longo desse período, vamos monitorar de perto as ações ambientais do Brasil", sinalizou Varadkar. "Não se pode pedir a fazendeiros irlandeses e europeus para usar menos pesticidas e fertilizantes [...] se não fecharmos acordos comerciais sujeitos a parâmetros decentes nos quesitos ambiental, trabalhista e de normas de produção."

Também na noite de quinta, em uma publicação na internet, Emmanuel Macron classificou como "crise internacional" a situação amazônica e instou os líderes do G7 a discutir "essa emergência" na cúpula a ser realizada de sábado (24) a segunda (26), em Biarritz (sul da França). "Nossa casa arde. Literalmente. A Amazônia, pulmão do nosso planeta que produz 20% de nosso oxigênio, está em chamas", escreveu ele.

Na sexta, o governo alemão fez coro. Um porta-voz da chanceler Angela Merkel disse que os incêndios na floresta representam uma "situação urgente" que deve ser debatida no encontro deste fim de semana. "A magnitude das queimadas é preocupante e ameaçadora, não só para o Brasil e outros países afetados, mas para todo o mundo", completou ele.

Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre as queimadas na Amazônia

A comoção mundial provocada pela ocorrência de incêndios florestais na Amazônia tem provocado uma avalanche de mensagens sobre a destruição de áreas verdes e de animais afetados pelo fogo nas redes sociais.

Muitos dos textos e imagens são verdadeiros. Mas nem todos os vídeos e fotos são da região ou atuais.

Dados do Inpe mostram que houve um aumento de mais de 80% de incêndios florestais no Brasil neste ano comparando com o mesmo período de 2018 e que a Amazônia é o bioma mais afetado – ela concentra mais da metade dos focos. A hashtag #PrayForAmazonas ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter em todo o mundo, chegando a ocupar o primeiro lugar.

A equipe do Fato ou Fake verificou o que é verdade e o que é boato em postagens que têm rolado sobre as queimadas na região.

Foto de décadas atrás

Posts feitos por personalidades como o ator Leonardo Di Caprio e a modelo Gisele Bündchen (no Instagram) e o presidente francês Emmanuel Macron (no Twitter) dizem que a Amazônia está "queimando" e anexam uma imagem com uma área sob fogo.

A foto é #FAKE. Veja o porquê: A imagem é bem antiga. Ela foi feita pelo fotógrafo Loren McIntyre, que morreu em 2003. Ele esteve na Amazônia em expedições desde a década de 70, quando trabalhou para a National Geographic. McIntyre publicou um livro na década de 90 sobre a Amazônia. A imagem está à venda no banco de imagens Alamy.

Imagem do espaço feita pela Nasa

Vários internautas têm postado uma imagem atribuída à Nasa dizendo que ela mostra uma camada de fumaça sobre a Amazônia.

É #FATO. Veja o porquê: A imagem é real e foi divulgada pela própria agência em suas redes. No Twitter, a Nasa diz: "Fumaça de incêndios florestais se espalha por vários estados brasileiros nesta imagem de cor natural tirada por um instrumento @NASAEarth no satélite NPN da Suomi. Embora seja temporada de incêndios no Brasil, o número pode ser recorde".

Animais queimados

Um tuíte mostra um coelho com pelos queimados, um animal correndo em meio a um campo em chamas, um tatu com uma máscara de oxigênio e um bicho caído em um terreno devastado. Várias mensagens similares com as imagens também alertam para o que está acontecendo no momento na Amazônia.

É #FAKE. Veja o porquê: A imagem do coelho com pelos queimados foi feita em um incêndio que ocorreu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2018. Ou seja, não tem nenhuma relação com o Brasil. Já a imagem do animal correndo em meio a um campo em chamas foi feita durante queimada de canavial em Sertãozinho, no interior de São Paulo, em 2011, registrada pelo jornal "Folha de S.Paulo". O tatu foi encontrado em um canavial em Araras, no interior de São Paulo, em 2018. Ele foi atendido e internado em um centro de reabilitação. Por último, a imagem do animal caído foi feita em Presidente Venceslau, também no interior de São Paulo, em 2011, e está relacionada a uma notícia sobre queima de palha de cana-de-açúcar.

Fogo em aldeia indígena

Um vídeo compartilhado no Instagram por celebridades de Hollywood mostra uma mulher indígena chorando enquanto aponta para as chamas e promete protesto contra os criminosos que atearam fogo em sua aldeia. O título fala em incêndio na Floresta Amazônica.

É #FAKE. Veja o porquê: O vídeo, na verdade, retrata uma mulher indígena da tribo Naô Xohâ da região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Isso não significa que incêndios não estejam atingindo áreas indígenas amazônicas. Dados do Inpe apontam que também há focos de incêndios em terras indígenas.

Incêndio na região Sul

Um tuíte feito por Cristiano Ronaldo e outros internautas anexa à mensagem sobre a Amazônia uma foto de um incêndio.

A foto é #FAKE. Veja o porquê: A imagem postada pelo jogador e compartilhada por várias pessoas mostra, na verdade, um incêndio na Reserva Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul, que ocorreu em 2013. 

As informações são do Jornal do Brasil e do G1. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROSALINO APARECIDO DAS DORES

GUARANTÃ DO NORTE - MATO GROSSO

EM 26/08/2019

vou começar investir em gado leiteiro!
qual a sua dica?
Desculpe!
deixa me apresentar.
sou Rosalino moro no estado de mato grosso:

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures