Ex-presidente da Nestlé assumirá presidência da Parmalat no Brasil

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A partir do dia 5 de novembro a Parmalat do Brasil terá um novo presidente: Ricardo Gonçalves, ex-presidente da Nestlé no País, que perdeu seu cargo no início do ano para Ivan Zurita. Gonçalves será o terceiro presidente da multinacional italiana no País em menos de 2 anos, será o primeiro brasileiro a comandar a companhia e substituirá o uruguaio Miguel Borzone. A mudança foi comunicada no final da tarde de quarta-feira aos funcionários da Parmalat e confirmada ontem pela multinacional italiana.

Gonçalves entrou na Nestlé em 1970 - tem 31 anos de experiência dentro da empresa, foi o primeiro brasileiro a assumir a presidência da empresa no Brasil, e permaneceu neste cargo por 5 anos, chegando a aposentar-se pela Fundação Nestlé de Previdência Privada. Gonçalves, que possui um profundo conhecimento sobre a estrutura e os negócios da multinacional suíça, estaria levando alguns ex-executivos da Nestlé para trabalhar na área de leite da Parmalat.

Gonçalves também foi presidente da Nestlé no Chile. Seu último cargo antes de acertar a ida para a Parmalat foi o de diretor regional da Perrier-Vittel para América Latina e Caribe, a empresa de águas da Nestlé, o que não o deixou muito satisfeito. É a primeira vez que um ex-presidente da Nestlé brasileira sai para comandar outro grupo.

O até então presidente da Parmalat, o uruguaio Borzone, foi convidado para assumir outro posto na empresa, mas ainda não deu resposta. No período em que esteve à frente da companhia, desde fevereiro de 2000, ele conduziu agressivo processo de reestruturação, com fechamento de diversas fábricas, terceirização de centros de distribuição e muitas demissões. Isso tudo para cumprir a ordem da matriz de voltar a dar lucro no Brasil a partir de 2002. No semestre passado, a Parmalat teve prejuízo de R$ 20,8 milhões, 42,3% maior que o mesmo período de 2000. A empresa está no vermelho desde 1998.

O presidente mundial e maior acionista da Parmalat, Calisto Tanzi, chegou a São Paulo na última quarta-feira para apresentar pessoalmente Gonçalves como seu novo presidente. Segundo informação da companhia, as linhas gerais da reestruturação continuam mesmo com a mudança de comando.

Fonte: Valor Online (por Giuliano Ventura e Patrícia Duarte), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?