FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Balança comercial: exportações brasileiras de lácteos avançaram 48% em relação a fevereiro

POR MARCELA MORELLI

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/04/2020

0
3

Segundo dados divulgados nessa sexta-feira (03/04) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo da balança comercial de lácteos foi de -58 milhões de litros em equivalente leite no mês de março, um aumento de 7% quando comparada a fev/20 e de 13% em relação a mar/19. Este foi o maior valor do saldo da balança comercial de lácteos desde março/2018. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos.

balança comercial lacteos março 2020

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT

Em março as exportações voltaram a subir, acréscimo de 48% em relação a fev/20, reflexo principalmente da valorização do dólar frente ao real, o que torna o produto brasileiro competitivo externamente. No entanto, os 13,8 milhões de litros em equivalente-leite exportados representaram uma queda de 8% em relação a mar/19. Já no acumulado do ano (jan/mar) do ano vigente foram exportados 41 milhões de litros em equivalente leite contra apenas 35 milhões de litros em equivalente leite no mesmo período de 2019.

Os queijos fundidos foram o produto lácteo que apresentou o maior aumento das exportações em março, de 324 mil litros equivalentes exportados em fevereiro, para 1.045 mil litros equivalentes no mês vigente, incremento de 222%. Por outro lado, o leite em pó integral diminuiu suas exportações em 98% em relação a fev/20, totalizando 3,2 mil litros equivalentes em mar/20.

Já as importações, essas cresceram apenas 0,5% em março em relação a fev/20, com 71,5 milhões de litros em equivalente leite internalizados. Mas no acumulado do ano (jan/mar) de 2020 em relação a 2019, internalizamos 225,2 milhões de litros em equivalente leite, 30% abaixo do o mesmo período de 2019.

O leite em pó integral segue sendo o derivado mais importado, representando 44% do total das importações brasileiras. No mês de março houve um aumento de 9% na importação do derivado, totalizando 31,7 milhões de litros equivalentes.

Na tabela 1, é possível observar as movimentações do comércio internacional de lácteos no mês de março desse ano.

Tabela 1. Balança comercial láctea em março de 2020.

balança comercial lacteos março 2020
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.