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GEORGE PASTOR RAMOS
JAGUAQUARA - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 04/09/2010
Prezados Senhores,
Gostaria de aproveitar a oportunidade do tema Probiotico, objeto de Marketing da Yakult EUA, para fazer uma breve discussão sobe futuro do Mercado do Leite. Sei que ultimamente houve um Simposium onde este tema foi intensamente discutido, mas não pude particpar deste evento. Apenas coloco aqui minha singela contribuição.
Sempre se colocoou como benefício nutricional do leite o fato dele ser alimento completo, com proteinas , açucares, gorduras,vitaminas , minerais e outros.Este fato vem determinando o consumo deste alimento deste os primórdios. Entretanto, nas três últimas décadas vem se levantando sérias restrições ao consumo do mesmo, sobretudo por conta da gordura; e mais recentemente, também, devido ao alto teor de Cálcio, correlacionando-o à redução da Vitamina D, à qual é fundamental na limitação de crescimento de células canceríginas na Prostáta.
Sei que cada vez mais o leite é processado e sua formulação original é bastante modificada, sobretudo com relação às gorduras, bem como outros nutrientes. No entanto, mesmo com os relevantes benefícios à saude do Homem, o Homem , o produtor continua sendo vitima neste processo todo, vez que todos os governos manipulam o sistema como um todo, de modo a sempre se ter o produto em abundância, seja por importações, seja por estímulos.
Ora, quais sao as alternativas para resolver-se este impasse? Qualidade, produção, produtividade, diversificação dos produtos do leite? Ora isso todo mundo já sabe e não tem resolvido o problema. É chover no molhado, como se diz no anedotário! São necessárias soluções mais profundaas e inteligentes! Quais seriam?
Primeira delas . Organizar-se inúmeras forças tarefas, ao redor do Mundo, através das Universidades, Governos, Associações de Produtores e Indústria, e desevolver-se estudos profundíssimos a respeito dos aspectos Nutricionais do Leite.
Segunda delas. Uma vez que se esclarecesse de como usar-se este alimento criteriosamente, assim como qualquer alimento, pois todos apresentam suas limtaçções, poderia-se fazer a parte publicitária, de forma séria. Logo, deflagrar-se-ia uma nova fase de se tratar o consumidor de forma respeitosa e assim aumentar-se o consumo deste precioso Alimento.
Ou seja , enquanto todo mundo ficar "em cima do Muro", acreditando nos governos ou no consumidor o Leite ainda vai continua com preços baixos ad eternum.
Esa campanha da YAKUlT me estimulou a escrever estas linhas, entendendo que o caminho é o avanço no conhecimento Fisiológico e Nutricional do uso do leite. A alimentação é um processo complexo e os alimentos também o são, por mais paradoxal que pareça ser. São milhares de substâncias , a maioria das quais desconhecidas, bem como seus respectivos metabolismos e fisiologias. É necessário começar-se a abrir a caixa preta de vários alimentos, começando com aqueles que apresentam maior potencial de encontrar-se muito mais substâncias boas do que prejudiciais à Saúde. Afinal de contas procuramos o bem- estar.
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