ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EUA: Nos últimos 10 anos houve redução na CCS

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/01/2012

2 MIN DE LEITURA

1
0
A qualidade do leite americano vem melhorando e a queda na contagem de células somáticas (CCS) aparece como um indicativo na melhora da saúde do animal. A CCS média dos EUA declinou de 322.000 CCS/mL em 2001 para 228.000 CCS/mL em 2011. Por anos, muitos produtores de leite tiveram a meta de produzir leite com CCS menores de 200.000 CCS/mL. Segundo Phil Durst, da Michigan State University Extension está na hora de ter nova meta: 100.000 CCS/mL.

As células somáticas são as células brancas do sangue que o animal produzidas em resposta à uma infecção. Dessa forma, é uma medida indireta da saúde da glândula mamária.

À medida que os produtores fazem um trabalho de prevenção de novas infecções e conseguem obter vacas mais saudávies, a CCS diminui, resultando em um leite de melhor qualidade aos consumidores.

Muitos perguntam por que trabalhar para atingir níveis mais baixos de CCS? O leite não é seguro com altas CCS? "A qualidade do leite é diferente da segurança do produto", disse o representante do Departamento de Ciência Animal da Universidade de Minnesota, Jeff Reneau. O leite é aceito no mercado como seguro, mas pode ser melhor em termos de qualidade.

Em geral, animais com menores CCS são mais saudáveis e produzem mais, além de terem reflexos positivos também na reprodução.

Os produtores de leite dos Estados Unidos apoiam os esforços da indústria por meio do programa "dairy checkoff". O programa é uma tentativa de aumentar a quantidade de produtos lácteos comprados pelos consumidores. Porém, segundo Durst, nada fala mais alto do que a qualidade. Leite com contagens maiores de células somáticas e/ou de bactérias terá seu sabor alterado mais rapidamente e terá um prazo de validade mais curto.

Além disso, por que se toleraria um alto nível de infecção dentro do rebanho se pode ser reduzido? O Durst disse que muitos dos proprietários de rebanhos leiteiros com quem ele trabalha fizeram um compromisso de produzir consistentemente leite com CCS menores que 100.000 CCS/mL. Esse compromisso está relacionado com a forma com que eles agem no celeiro, como manejam suas vacas, como alimentam seus rebanhos e como fazem a ordenha. É um compromisso de cuidado com as vacas e um compromisso de qualidade com o consumidor.

"Por que alguns rebanhos conseguem contagens abaixo de 100.000 CCS/mL e muitos não conseguem? Não é possível reduzir a CCS por causa da localização de suas fazendas e de suas instalações? É por causa de falta de conhecimento? É por causa de falta de ferramentas? Eu gosto de sugerir que a principal diferença é a falta de comprometimento. Aqueles que priorizam a qualidade do leite conseguirão isso", disse ele.
O artigo é de Phil Durst, da Universidade Estadual de Michigan, que faz parte do conselho editorial da Dairy Herd Management. Matéria traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/01/2012

E nós ainda choramos porque o limite máximo de CCS permitido, aqui, caiu para 600.000. Que vergonha!!!
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO


FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures