EUA: lucro da Dean Foods cresce no 4º trimestre de 08

A <i>Dean Foods Co.</i>, maior produtora de lácteos dos Estados Unidos, anunciou que seus lucros mais que dobraram no último trimestre de 2008, apesar do declínio na receita, pelo fato da empresa ter se beneficiado dos menores custos dos lácteos e da energia.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Dean Foods Co., maior produtora de lácteos dos Estados Unidos, anunciou que seus lucros mais que dobraram no último trimestre de 2008, apesar do declínio na receita, pelo fato da empresa ter se beneficiado dos menores custos dos lácteos e da energia.

Como resultado disso, a Dean Foods projeta lucros para o primeiro trimestre de 2009 acima das previsões dos analistas. A companhia agora prevê lucro por ação de 38 centavos, enquanto os analistas esperavam 36 centavos. Para o ano, a Dean Foods reiterou suas previsões de lucros feitas em novembro.

O diretor financeiro da Dean, Jack Callahan, disse que a estimativa para 2009 é conservadora, citando os preços voláteis das commodities, as contínuas pressões competitivas e as incertezas econômicas.

As companhias de alimentos estão sentindo os efeitos dos menores gastos dos consumidores por causa da recessão nos EUA, sendo que agora os compradores cortam até pequenas compras, buscam produtos mais baratos e adiam suas compras. Os varejistas, incluindo a gigante Wal-Mart Stores Inc., também estão desacelerando seus pedidos, já que buscam reduzir seus estoques, levando as companhias de alimentos a reduzir suas previsões.

A Dean Foods reportou lucros líquidos de US$ 66,4 milhões, ou 42 centavos por ação, mais que os US$ 32,6 milhões, ou 24 centavos por ação, no ano anterior. As vendas caíram em 4,7%, para US$ 3,08 bilhões para a companhia. A margem bruta aumentou para 25,5% de 21,8%.

O DSD Dairy Segment, que consiste principalmente nas operações de lácteos da Dean Foods, apresentou aumento nos lucros de 31% à medida que os custos do leite cru, energia e outras commodities caíram, embora a receita tenha caído 7%. O segmento WhiteWave-Morningstar, que inclui sorvete e iogurte, bem como produtos orgânicos, teve um aumento nos lucros de 14% com as vendas, aumentando 5% em meio ao forte crescimento nas vendas nos setores de iogurtes e queijos cottage.

A Dean Foods vem reduzindo os custos, incluindo a redução em sua força de trabalho, ao mesmo tempo em que melhora sua cadeia de abastecimento e reforça sua rede de distribuição.

A reportagem é do Dow Jones Newswires, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?