EUA: Dairy Checkoff será aplicado a lácteos importados

A Federação Nacional de Produtores de Leite dos Estados Unidos (NMPF, da sigla em inglês), comemorou o anúncio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de que aplicará o chamado <i>Dairy Checkoff</i> - que é um programa que arrecada fundos para promover o setor - aos produtos lácteos importados, 25 anos após o imposto ter sido aplicado pela primeira vez ao leite produzido nos EUA.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A Federação Nacional de Produtores de Leite dos Estados Unidos (NMPF, da sigla em inglês), comemorou o anúncio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de que aplicará o chamado Dairy Checkoff - que é um programa que arrecada fundos para promover o setor - aos produtos lácteos importados, 25 anos após o imposto ter sido aplicado pela primeira vez ao leite produzido nos EUA.

Em meados de maio, o USDA publicou uma proposta de lei esclarecendo como calculará e avaliará o checkoff nas importações. As partes interessadas terão 30 dias para enviar comentários. A proposta avaliará o equivalente a 7,5 centavos de dólar por 100 libras (16,53 centavos de dólar por quilo) para todos os produtos lácteos importados, incluindo queijos e manteiga, bem como ingredientes desidratados, como caseína e concentrados de proteína do leite. O dinheiro será coletado pelo National Dairy Board para ser usado em pesquisas de nutrição, educação do consumidor, questões administrativas e outros programas que visam construir a demanda por lácteos no país.

A NMPF começou a trabalhar com o Congresso para incluir uma provisão na Lei Agrícola de 2002 para expandir o programa checkoff para as importações, mas a expansão foi bloqueada devido a objeções de que o checkoff doméstico não era aplicado a produtores de todos os 50 estados dos EUA, somente em 48. Então, a NMPF novamente trabalhou com o Congresso enviando uma carta no ano passado, pedindo que o checkoff fosse aplicado a todos os estados, removendo o potencial empecilho para que a produção doméstica e as importações tenham tratamento igual.

O presidente da NMPF, Jerry Kozak, disse que as importações de produtos lácteos pelos EUA têm crescido nas duas últimas décadas, a uma taxa ainda mais rápida do que a produção doméstica. Nos últimos 10 anos, o valor das importações de lácteos dos EUA expandiu de US$ 800 milhões para quase US$ 3 bilhões. Ele também disse que 10 outras commodities rurais têm programas de promoção que aplicam seu checkoff às importações, dizendo que "os lácteos são uma exceção a uma prática comum".

A reportagem é do Dairy Herd Management, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Roberto Jank Jr.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/06/2009

Marcelo, Rodrigo e Vicente,
Este exemplo do Dairy Checkoff nas importações seria uma medida extremamente salutar para a Láctea Brasil. Deveríamos propor isso ao congresso.
abraço,
Roberto
Qual a sua dúvida hoje?