
Figura 1. Produtores de leite reunidos na República Tcheca para protestarem contra baixos preços do leite
O presidente do European Milk Board (EMB), Romuald Schaber, disse: "O excesso de oferta de leite resultou na existência de preços ameaçadores em toda a União Europeia (UE). Nós precisamos urgentemente reequilibrar a oferta e a demanda. Para os produtores de leite serem capazes de fazer isso de forma coordenada, os políticos estão sendo solicitados a adaptar as provisões existentes".
Vários protestos foram realizados na Europa nesse ano. No começo de 2009, produtores da Grécia, Letônia e Bulgária foram para as ruas em protesto contra os preços injustos. Em março, 8.000 produtores de leite eslovacos, austríacos, poloneses, alemães, húngaros, eslovenos e lituanos se reuniram na República Tcheca. Em abril, mais de 5.000 pessoas se reuniram em Madri para chamar a atenção pública para a situação desastrosa em muitas áreas de agricultura e a falta total de perspectivas dos produtores.
O membro do Comitê Executivo do EMB, Sieta van Keimpema, disse que o leite requer condições estruturais estáveis. "É um produto especial, está disponível todo dia e não pode simplesmente parar a produção por alguns dias ou semanas. Buscar a estratégia de liberação significa abandonar o controle da oferta e a proteção externa. Isso constitui um grande perigo, não somente para os produtores, mas também ameaça o fornecimento à população de produtos de alta qualidade".
A reportagem é do FoodBev.com, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.